Livros e a Web 2.0

O futuro do livro não passa mais apenas pelas livrarias que, como no passado, eram os locais em que se podiam encontrar os escritores. Hoje, ainda são encontrados, mas em muito menor número. Era nas livrarias e, esticando um pouco mais, nos cafés da belle époque carioca, que os leitores poderiam trocar idéias, conversar e até mesmo admirar seus autores preferidos.

goldennotebook ₢ thegoldennotebook.org
Clique sobre a imagem para visitar o site

Agora, com o advento da internet, e é nesse meio de comunicação que se encontra do futuro do livro; não que as livrarias venham a deixar de ser parte integrante e fundamental desse processo, os autores podem trocar idéias e conversar com seus leitores através de blogs, por exemplo. Porém, já foi dado início a um desdobramento desse tipo de interação. Trata-se de um projeto que fica entre os blogs, as bibliotecas virtuais como o Projeto Gutenberg e os clubes de livros, que já está sendo chamado por alguns de Web 2.0 dos livros.

O primeiro teste desse projeto é feito com a autora Doris Lessing, laureada com o Prêmio Nobel de Literatura de 2007, que tem seu livro Golden Notebook dando nome a esse projeto [veja o site] e como objeto de análise e interação direta com críticos e leitores.  Um site foi criado para oferecer uma página do livro e ao lado há análises críticas e dicas dadas por sete críticos literários convidados. No caso específico são sete mulheres. Isso permite que os leitores possam fazer uma releitura da obra, caso já tenha sido lida, saber as razões dos autores para escrever aquele determinado trecho e também, ler as opiniões dos críticos a respeito. Criou-se, assim, um grande fórum de debates, o que certamente permitirá maior divulgação para o autor e o surgimento do interesse por sua obra e, mais importante ainda, despertar a leitura em várias pessoas.

Imagine, portanto, aquele livro que é considerado difícil de ler e você tem algum interesse em fazê-lo. Basta ir ao site, ver o que se fala por lá e, com toda certeza, sua visão sobre o livro e o autor passará a ser outra.

Algumas observações sobre o projeto Golden Book

O que é isto?
É um experimento de leitura fechada, em que sete mulheres estão lendo o livro e realizam um debate à margem. O projeto começou na segunda-feira, 10 de novembro 2008.

Por que vocês estão fazendo isso?
É parte de um esforço a longo prazo para incentivar e possibilitar uma cultura de aprendizagem colaborativa.

O que vocês esperam apreender?
O projeto ainda não possibilitou ter a sua real dimensão analisada como modelo para uma teia de conversas complexas e esperamos que esta experiência venha a nos ajudar a aprender algumas das coisas que devemos fazer para tornar este tipo de colaboração tão bem sucedida quanto possível.

Como somente sete mulheres podem comentar o livro?
A área de comentários é organizada de forma cronológica. Por enquanto ainda não tem capacidade para que diversos visitantes possam comentar. Talvez sete pessoas seja um número demasiado. Nota: os fóruns são abertos a todos e fazemos votos de que para além dos primeiros sete leitores, outros possam vir a aderir no que diz respeito ao texto e ao processo. Nós realmente queremos saber o que funciona ou não.

Qual será o tempo de duração do projeto?
Os leitores farão seus relatos durante um período de cerca de 5 ou 6 semanas.

_______________________
* A imagem que ilustra este artigo pertence ao Golden Notebook.
** O artigo foi escrito a partir da livre tradução feita por mim,  do artigo Doris Lessing’s Golden Notebook 2.0, escrito por Graeme Allister para o Books Blog do jornal inglês The Guardian, em 14/11/2008. 

Anúncios

Um comentário sobre “Livros e a Web 2.0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s