Foram descobertas formigas preguiçosas

Um grupo de cientistas da Universidade de Tóquio concluiu, após extensas pesquisas, que num formigueiro também há um grupo de formigas come-e-dorme. Isto quer dizer que elas, mesmo que fossem ameaçadas pelo processo de evolução, conseguem enganar as outras formigas e, portanto, não são cooperativas.

O que chamou a atenção dos cientistas foi o fato de haver raríssimos casos de não-cooperação quando se tratam de sociedades como as das formigas e das abelhas, por exemplo.

Logo, aquela fábula da Cigarra e a Formiga terá que ser revista. A cigarra sempre levou fama de boa vida e a formiga, a fama de empreendedora e precavida.

Segundo o comunicado feito pelo Royal Society Publishing, as formigas malandras, lógico que algumas, as com maior tamanho de acordo com o estudo, são portadoras de um genótipo distinto que parece representar uma linhagem que se especializou em enganar, descrito como um "câncer social" da colônia. As formigas estudadas são da espécie Pristomyrmex punctatus. Veja imagem abaixo:

formiga 

A base do estudo é por demais interessante, pois, daí, podemos tentar entender as formas de cooperação existentes em várias sociedades através da biologia evolutiva.

Anúncios

3 comentários sobre “Foram descobertas formigas preguiçosas

  1. Pois é! As formigas sempre vistas como símbolo de empreendedorismo… Eu mesma já fiquei pensando várias vezes sobre as formigas como fonte de inspiração; tantos autores consagrados fizeram isso que deveria ter uma razão!
    Sabe, até que é interessante. Falando em interessante… Seria bom se a revista SUPERINTERESSANTE publicasse algo parecido, eu assino e, ficaria satisfeita se de fato ocorresse. Então, seu blog está super interessante. rsrs
    Até mais vê.

    Curtir

  2. Ah, tenho que agradecer pelo blog das formigas que você disponibilizou através deste post.
    Eu realmente achei interessante. Okay, interessante².
    Curiosidades, arte e afins acerca de Mirmecologia!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s