Primeira Guerra Mundial em Fotos Coloridas

A imagem que temos da Primeira Guerra Mundial é a imagem de uma guerra em preto e branco. Agora foram apresentadas fotos coloridas do front, mostrando as trincheiras e como os soldados lutavam. Clique na imagem abaixo para ver um slide show, com fotos do lado alemão da guerra, diretamente no site do SpiegelOnline.

Clique sobre a imagem

A fotografia colorida existia desde o final do século XIX, mas nem todos a aprovaram ou a utilizaram em larga escala. Alguns poucos fotógrafos, como Hans Hildebrand, contratado pelo kaiser para documentar o conflito, sendo o único fotógrafo alemão a utilizar filmes coloridos e técnicas fotográficas como, por exemplo, o autocromo, fotos com poses – o motivo não era de propaganda. O filme não captava os movimentos como os atuais –, imagens estereoscópicas entre outras. Durante a Primeira Guerra Mundial, a fotografia de cenários de destruição era comum, principalmente quando se tratava de igrejas em ruínas devido as bombas e ataques de lado-a-lado.   

Em 11 de novembro de 1918, há 90 anos, foi assinado o armistício que pôs fim ao primeiro conflito de proporções mundiais. Antigos Impérios como o Austro-Húngaro ruíram após o conflito. Dele começaram a emergir duas potências que, nas décadas posteriores, praticamente dividiriam o mundo entre si; os EUA e a União Soviética. O poder de ambas seria firmado durante a Segunda Grande Guerra e continuaria durante o período conhecido como Guerra Fria e só terminaria em 1989, com a queda do muro de Berlim, dando aos EUA a supremacia militar mundial.

A 1ª. Guerra Mundial foi uma forma de fazer guerra diferente das que ocorreram até então, não apenas pelo fato de envolver vários países – e também colônias européias na África e na Ásia –, mas também por algumas novidades, atrozes novidades, como a guerra química, a introdução do avião como arma de guerra e a principal característica: as trincheiras. Por ser uma nova forma de guerra, Erich Maria Remarque escreveu Nada de novo no front [Leia o resumo], em que conta o horror de um jovem alemão que se deixa levar por sentimentos patrióticos e se vê frente-a-frente aos absurdos da guerra.

Alguns historiadores conceituaram uma nova periodização para as eras históricas, uma conceituação, que além de cronológica é sócio-política,  e concluíram que o século XX, realmente começou em 1914, quando se deu o início do conflito. Da mesma forma, essa corrente da historiografia propõe que o século XXI começou no dia 11 de setembro de 2001.

Anúncios

4 comentários sobre “Primeira Guerra Mundial em Fotos Coloridas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s