10 revelações sobre o Twitter

O Brasil é o maior usuário do Twitter depois dos países angloparlantes (EUA – 62%; Inglaterra – 8%; Canadá – 5,7% e Austrália – 2,8%), que são os que “dominam” o Twitter. O Brasil é o país que detém o maior número de usuários (2%) após os líderes.

 

twitter_bird

Vejamos, então, as 10 revelações mais recentes sobre o Twitter.

  1. 21% das contas criadas no twitter estão sem qualquer atividade e nunca publicaram uma twittada sequer;
  2. Cerca de 94% das contas no Twitter tem menos de 100 seguidores;
  3. Apenas 5% dos usuários produzem 75% de atividades em toda a rede;
  4. Metade dos usuários não são assíduos. Levam até uma semana para dar um pio;
  5. Março e abril de 2009 foram os meses de maior crescimento do Twitter. Isto se deveu ao efeito Ashton Kutcher , que se propôs a alcançar 1 milhão de seguidores numa disputa com a rede CNN, para ver quem atingiria o primeiro esta marca;
  6. Os twitteiros conseguem seguir e interagir com 150 pessoas no máximo, mantendo certa regularidade. Do 151º em diante, baixa consideravelmente a vontade de seguir alguém;
  7. Terça-feira é o dia de maior atividade no Twitter. Quarta-feira e sexta-feira são os dois outros dias, a seguir, com maior número de twittadas;
  8. 55% dos usuários não utilizam a página oficial do Twitter para dar seus pios;
  9. A língua inglesa domina o Twitter: EUA – 62%; Inglaterra – 8%; Canadá – 5,7% e Austrália – 2,8%. O Brasil é o país com o maior número de twitteiros após os líderes, contando com cerca de 2% de usuários de todo o universo piante;
  10. O fenômeno que o Twitter representa vem sendo liderado por usuários que podem ser considerados experts em uso ou que atuam na área das redes sociais.

Após a leitura dos itens, o que podemos concluir sobre nós, os nativos destas plagas tupiniquins?

  • Os brasileiros são internautas assíduos;
  • A fofoca, ainda é um dos esportes nacionais mais prestigiados;
  • Adoramos seguir alguém ou ser seguidos por mais um montão de gente;
  • Que, sem o Brasil, a língua portuguesa está fadada a se tornar língua morta.

Brincadeiras à parte, a informação acima foi obtida no jornal mexicano De10.com.mx que traz, em sua edição de 24 de julho, uma pesquisa feita pela empresa Sysomos , sobre os usuários e suas atividades no Twitter. No mesmo artigo há trechos de uma entrevista com James Breiner, diretor do centro de jornalismo digital da Universidade de Guadalajara, que diz o seguinte:

O uso do Twitter e outras ferramentas digitais desse tipo têm sido muito importantes para o desenvolvimento democrático da imprensa.

Quem quiser me seguir no Twitter é só clicar na imagem. 🙂

Twitter_logo

Um comentário sobre “10 revelações sobre o Twitter

  1. Boa tarde, Jorge Alberto.
    Uma provocação: Saramago, em entrevista a O Globo, neste domingo.
    O senhor acompanha o fenômeno do Twitter? Acredita que a concisão de se expressar em 140 caracteres tem algum valor? Já pensou em abrir uma conta no site?

    SARAMAGO: Nem sequer é para mim uma tentação de neófito. Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.

    :o)

    Curtir

Deixe um comentário