O Brasil bem brasileiro do Sr. Brasil

Ali pelo início dos anos 1980, nas manhãs de domingo, na tevê Globo, havia um programa chamado Som Brasil, que era apresentado pelo ator/cantor Rolando Boldrin. O grande barato desse programa era apresentar aos brasileiros das áreas urbanas, principalmente dos grandes centros, como o Rio de Janeiro, que havia – como há – um outro Brasil riquíssimo em termos culturais, não só mestiço de negros com brancos, mas que surgiu da mestiçagem entre brancos, índios e negros que se embrenharam nos sertões desde os tempos coloniais.

Sr Brasil imagem₢SESCTV

É um Brasil delicioso em termos culturais, formado antes da industrialização que só chegou por aqui nas primeiras décadas do século XX. É, portanto,  a cultura do caboclo, do caipira, do cafuzo e do mameluco.

Essa memória, nos centros urbanos de grandes proporções foi se perdendo. Eu diria que, em especial, essa cultura desapareceu, ou nem mesmo existiu com a força e pujança que sempre existiu nos estados de São Paulo e Minas Gerais, por exemplo.

O Rio de Janeiro, por ter sido capital do Brasil durante aproximadamente 200 anos (1763-1960), e que está de frente para o mar, seria muito mais cosmopolita; mais ligado às coisas do exterior. E, acredito, nesse processo foi perdendo a memória desse Brasil citado anteriormente.

Hoje, agora, zapeando com o controle remoto, ao chegar na SescTV – excelente! –,  ouço aquela música, o prefixo do programa, que me fez viajar no tempo e deixei-a tocar. O programa estava começando e, agora, se chama Sr. Brasil. Nome pra lá de apropriado.

O programa é produzido pela TV Cultura, com apoio do SESC-SP, e é apresentado pelo Rolando Boldrin, que apresenta, segundo o texto do site “ritmos e temas regionais brasileiros”.

Se você quer conhecer esse Brasil que não é só litoral, que é mais que muita Zona Sul e saber que há gente boa espalhada por esse Brasil e que faz desse lugar um bom país, não deixe de assistir. O programa vai ao ar todos os sábados entre 20h30min e 21h30min, para você poder conhecer um pouco mais o nosso país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s