Algumas guerras e idéias de jerico na América Latina

Foto ₢ CorbisApesar de não parecer, a América Latina foi palco de outras guerras que não a Guerra do Paraguai na qual Brasil, Argentina e Uruguai se uniram contra Solano Lopes. É sabido que nós praticamos um genocídio em terras paraguaias.

Também já houve uma guerra entre Honduras e El Salvador por causa do futebol. A classificação de El Salvador para a Copa de 1970 levou estes dois países a quererem resolver o que deveria ter sido feito entre as quatro linhas, à bala.

Chile e Argentina não entraram em guerra própriamente, mas eles têm dado uns tiros pra lá e pra cá por causa do Canal de Beagle que disputam há séculos.

Da mesma Argentina, temos notícia da Guerra das Malvinas, aquele fiasco que a celerada ditadura portenha, representada pela figura do patético Galtieri, em um momento em que este regime dava suas últimas gargalhadas (de vilão de filme B), quis empreender uma disputa pelas citadas ilhas contra a Inglaterra que as denominam Falklands. Este mesmo tresloucado ditador, da linhagem sanguinolenta de Videla e alguns militares sem noção da realidade, também pensara em reivindicar um pedaço de Santa Catarina como sendo parte do território argentino.

Jânio Quadros, aquele presidente que dizia varrer a corrupção do Brasil e por isso mesmo o símbolo de sua campanha à presidência era uma vassoura, o símbolo perfeito para um louco varrido, como se viu semanas depois ao renunciar ao cargo, teve a idéia de jerico de querer invadir a Guiana.

Peru e Equador de vez em quando ameaçam invadirem-se mutuamente por conta de conflitos por alargamento de fronteiras. A última bobagem que fizeram foi em 1995, quando surgiram escaramuças de lado a lado e derrubada de alguns aviões. A disputa entre estes países remonta ao Império Inca, quando Atuahalpa se fixou em Quito e disputava o império com seu irmão Huascar, que se estabelecera em Cuzco.

No século XIX, Chile, Peru e Bolívia se engalfinharam na Guerra do Pacífico, entre 1879 e 1881. O saldo foi a perda de territórios por parte do Peru e a Bolívia deixou de ter uma saída para o mar. Ainda esta mesma Bolívia terçou armas com o Paraguai na Guerra do Chaco, entre 1932 e 1935 devido a descoberta de petróleo nas cercanias de suas fronteiras.

O Uruguai, a Província Cisplatina, um dia pertenceu ao Brasil. Houve conflitos entre Brasil e Argentina, que duraram de 1825 a 1828. Por isso que os uruguaios comemoram tanto a Copa de 50. Foi uma vingança!

Agora, Equador e Colômbia se estranham por causa de uma guerrilha de narcotraficantes. E o boboca do Ogro, digo, Hugo Chaves quer botar lenha na fogueira.

* Preste atenção à figura da granada. Tem um mapa das Américas.

2 comentários sobre “Algumas guerras e idéias de jerico na América Latina

  1. Sem se esquecer da Guerra do Acre, o conflito que envolveu a Bolívia e o Brasil e a Bolívia perdeu o Acre.

    Pensndo bem, a Bolívia perdeu o Atacama para o Chile, o Acre para o Brasil e o Chaco para o Paraguai. Por isso o Evo Morales é tão revoltadinho e gosta de descontar a sua ira em cima dos outros, principalmente no Brasil. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário