Como tentar subornar um sultão com um livro

Abdul-Hamid IICerta vez, tendo uma sociedade capitalista francesa solicitado a Abdul-Hamid determinada concessão, tratou, naturalmente de conquista a boa vontade do soberano. Receosa, porém, de que uma oferta direta pudesse ofendê-lo, mandou encadernar quantidade bastante expressiva de notas de banco, dando ao livro assim formado uma capa onde se lia, em bela gravação dourada: História da França, por Jacques Dupuy.

Em audiência concedida pelo sultão, os portadores do livro, entre muitos cumprimentos, disseram-lhe:

– Sire, sabendo quanto amais nosso país, e gratos pelo apoio que ides dar à nossa empresa, atrevemo-nos a presentear-vos com este livro de Dupuy, que trata da história da nossa pátria.

O sultão recebeu o livro, folheou-o, impassível, sem demonstrar a mínima surpresa diante do insólito recheio. E respondeu:

– Muito vos agradeço, mas preciso fazer um reparo. Sei que a História da França escrita por Jacques Dupuy foi editada em dois volumes. E eu detesto obras incompletas.

– Sire – foi a rápida resposta do chefe da empresa –, não trouxemos o segundo volume porque ainda está sendo impresso, mas bem depressa o tereis em mãos.

À saída, dizia ele a seus companheiros:

– Eis o que nos vai custar os conhecimentos culturais deste sultão. O espertalhão sabe mais sobre nossos autores do que nós próprios.


ABDUL-HAMID (1842-1917) – Sultão da Turquia, reinou de 1876 a 1909, ano em que foi deposto. In: LACERDA, Nair – Grandes anedotas da história. p.19. Cultrix. São Paulo, 1977.

* Comprei esse livro num sebo, no Rio de Janeiro, em 1991.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s