200pxrye-catcher-thumb.jpgQue a embalagem seja tão importante quanto o conteúdo, em se tratando de livros, é algo que editores e capistas discutirão até o fim dos tempos. Afinal, a primeira propaganda do livro é a sua capa que deverá não apenas informar o que está lá dentro, mas também fazer com que o livro se destaque entre outros tantos em bancadas de livrarias físicas e virtuais.

Várias vezes você chega a uma livraria sem saber bem o que vai levar para ler e se interessa, antes de tudo, pela capa e aí vem aquele famoso ritual, que todo leitor que se preza faz naturalmente.

1 – toca o livro;
2 – retira do seu lugar na bancada;
3 – observa a capa aproximando os olhos;
4 – observa a 4a. capa (e lê o texto)
5 – volta para capa (lê a orelha direita);
6 – lê a orelha esquerda;
7 – abre o livro

Daí em diante, o leitor se atem ao índice ou sumário quando há. Em romances, o leitor já “cai” direto no início da trama. Em outros tipos de livros você encontra a introdução, que pode ser escrita pelo próprio autor ou por alguém convidado a fazê-lo. O que te levou a percorrer todos os itens lá de cima foi a capa. Por isso que ela é tão importante e deverá ser marcante.

O FlavorWire, um portal cultural, fez uma pesquisa e chegou a 20 capas de livros consideradas as mais icônicas de todos os tempos. Os livros são Ardil 22, O Grande Gatsby, Laranja Mecânica, O Apanhador no Campo de Centeio, Admirável Mundo Novo, A Sangue Frio, Lolita, On The Road e outros mais. Cabe lembrar que as capas de livros, muitas vezes refletem a cultura em que está inserida ou local e período em que o livro foi editado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s