Cultura pré-colombiana em exposição

Um slide show da exposição Teotihuacán: la cité des Dieux, que ocorre no Musée du quai Branly, em Paris, até janeiro de 2010, apresentando diversas peças artísticas e culturais – cerca de 450 –  que raramente são apresentadas.

cartazteotihuacanClique sobre a imagem para ver o slide show 

Visite o site da exposição no portal do Musée du quai Branly

___________________________________________________________

Um pouco de História

As Américas foram marcadas pelas existência de várias culturas e civilizações que se mostraram pujantes bem antes da chegada dos conquistadores. Uma dessas civilizações foi a de Teotihuacán, uma cidade em que a urbanização e arquitetura são objetos de estudo até hoje. Muitos se perguntam como as pirâmides encontradas nessa cidade, que também dá nome a uma civilização, foram erguidas. Arqueólogos trabalham diuturnamente para tentar descobrir este e outros mistérios da “cidade em que os homens se tornam deuses”, o verdadeiro significado da palavra Teotihuacán.

Segundo os estudiosos, a população de Teotihuacán, que teve seu apogeu entre os séculos II e IV de nossa era, e, na Europa, apenas Roma superava-a em número de habitantes. O motivo de seu abandono, por volta de 650 d.C., ainda é um mistério. Especulam que fatores climáticos tenham sido responsáveis por isso.

O mistério que cerca essa civilização e suas pirâmides (pirâmide do Sol, a 3ª maior do mundo), é tamanho que há uma literatura que especula sobre o contato entre egípcios e ameríndios, quando os adoradores de Rá, Osíris, Toth e outros deuses, teriam “ensinado” as técnicas de construção de pirâmides. Além disso, diz-se que Teotihuacán é o local de sepultura do Quetzalcoatl, o deus representado por uma serpente emplumada. Nesse local, ao que parece, várias culturas da mesoamérica (Maias, Zapotecas, Mixtecas, por exemplo) conviveram de forma beligerante ou não, até que, após seu abandono, tempos depois, os Astecas lá chegaram e absorveram o legado deixado pela civilização.

Anúncios

3 comentários sobre “Cultura pré-colombiana em exposição

  1. Nada como ter um bom professor…rsrs
    Oia eu aqui!!!!!
    Muito legal, vivendo e aprendendo não é mesmo.
    bjs e boa semana.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s