Rio 2016 – Orgulho de ser carioca

E não é que nós chegamos lá? Que me perdoem as outras cidades, mas beleza é fundamental e o Rio de Janeiro tem beleza para dar e vender. Foi emocionante ver a vibração e o entusiasmo que contagiaram todos os brasileiros.

 

Tudo bem, sempre haverá gente do contra. Mas, cá pra nós, era para ser agora mesmo. Não, não é ufanismo e muito menos patriotada o que escrevo. Falo, sim, do orgulho de ser brasileiro. Falo de poder ser contemporâneo dessa alegria coletiva. A primeira vez que me percebi contagiado por essa alegria foi em 1970, quando tinha 7 anos e assisti a vitória do Brasil na Copa do México. Ah, nem me importo se lágrimas rolaram hoje ao ver o resultado. Tô nem aí. Sou carioca!

Como disse o Millôr certa vez, ser carioca é um estado de espírito e os membros do COI, no momento em que cravaram o nome da Cidade Maravilhosa como sede para as Olimpíadas de 2016, mostraram que não importa em que lugar nasceram, foram todos cariocas nesse momento. Portanto, há cariocas-germânicos, cariocas-senegaleses, cariocas-franceses e, acredite, cariocas-portenhos.

Minha alma canta… vejo o Rio de Janeiro.

O Brasil não será o país do futuro como pregou o escritor austríaco Stefan Zweig, que veio parar nestas plagas tupiniquins, após ser perseguido por questões políticas. O Brasil é país que mais tardou a construir o seu futuro e acredito que agora poderá delimitar: O nosso futuro começou no século XXI.

Os olhos do mundo estarão voltados para este país que é o primeiro da sigla BRIC, que denomina os países emergentes neste início de século. Ah, meu Brasil brasileiro… Chegou mesmo a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor.

Anúncios

2 comentários sobre “Rio 2016 – Orgulho de ser carioca

  1. Por inveja gostam muito de falar mal de Cariocas. Na Internet já está rodando notícia que com Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016 o Carioca já está pensando em enforcar 2015!

    Curtir

  2. Geralmente, é assim. Sempre se fala na “malandragem” ou vagabundagem do Carioca que, por conta disso, não gosta de trabalhar. O interessante é que as praias estão cheias de turistas, enquanto que nós estamos trabalhando. Lógico que muitos cariocas aproveitam as praias durante a semana. Ora, se você mora em frente por que deveria deixar de ir? Isso incomoda quem não conhece. 🙂

    Grande abraço e obrigado pela visita.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s