Tiranossauro Rex comia jovens dinossauros

Você deve lembrar de uma cena no primeiro filme da série Jurassic Park, na qual um Tiranossauro Rex destrói com um dentada um banheirinho de madeira em que estava um dos componentes da equipe que visitava o parque temático. Lembrou? Pois é. A lagartixa gigante morde o cara pela metade. A presa fica fora da boca do monstrengo da cintura para baixo. Sabia que isso não corresponde à verdade?

SC003040 Imagem© Paul A. Souders/CORBIS

Esqueleto de Tiranossauro rex em exposição no Royal Tyrrell Museum of Paleontology  (Alberta, Canadá). Imagem© Paul A. Souders/CORBIS

Peraí! Apesar de muitos supostos donos da verdade afirmarem que caminhamos ao lado dessas coisas no passado – ô visão deturpada pela religião, sô! –, a verdade é que, segundo paleontólogos alemães, liderados pelo Dr. Oliver Rauhut, da Ludwig Maximiliams University (LMU), de Munique, os terópodes (teros= anomalia, teratos=monstros; podos = pés) gostavam de, assim como os comunistas das décadas de 1950/1960 e padres safados, comer criancinhas.

As poucas evidências fósseis que foram encontradas em que é possível perceber que os grandes predadores se aventuraram a caçar grandes herbívoros, acabam por nos contar que todas foram um fracasso: ou a presa conseguia escapar, ou ambos, caça e caçador, acabavam morrendo.

(Oliver Rauhut. In: Science Dayli. 07/08/2009)

Vamos explicar. É o seguinte: observando o material encontrado nos estômagos dos fósseis das referidas lagartixas gigantes que são dotadas de pés estranhos (terópodes), acharam não apenas fragmentos significativos, como também, dinossauros menores que foram engolidos inteiros. Os pesquisadores concluíram que, assim como o crocodilo, o parente mais próximo desses bichos que viveram há milhões de anos, que possui um suco gástrico poderoso, capaz de dissolver ossos e animais inteiros, para daí retirar os nutrientes necessários à sua dieta, os Tiranossauro rex, podiam fazer o mesmo, por exemplo. E, assim como os predadores modernos, que preferem caçar adultos doentes ou animais jovens das espécies que lhe servem de alimento, os nossos amigos que têm nos pés apenas três dedos; portanto, uma anomalia (teros) em relação a visão do primata falante, também o preferiam. Os herbívoros jovens ofereciam riscos menores de insucesso na empreitada. Tudo pela lei do menor esforço.

* Tradução e adaptação: Jorge Alberto – Recanto das Palavras.

Leia também os artigo: O maior dinossauro brasileiro

Anúncios

6 comentários sobre “Tiranossauro Rex comia jovens dinossauros

  1. Entrei aqui através de uma pesquisa sobre como escrever histórias infantis, e devo dizer que adorei seu blog.

    Parabéns e muito sucesso!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s