Os romanos inventaram o palmtop

Ou qualquer coisa que lembre um aparelho que precise de uma prancha lisa e um estilete para escrever ou fazer contas, por exemplo. Dê uma olhada no modelo abaixo, denominado Tabella Cerata – stilo, que em português seria, mais ou menos, tábua encerada e um estilete. Perceba que o conjunto é acompanhado por uma bolsa (capsa) protetora  especial feita em couro.

tabelaxsmall ₢ armillum.com

No site Armillum, você encontra tudo relativo ao cotidiano dos romanos. Desde capacetes, roupas, objetos para o lar, um modelo de canivete suíço e até bijuterias – para as meninas, é claro – , denominados phallus, que podem ser usados como brincos. Além disso, você pode incrementar aquela fantasia para o carnaval, usando as famosas caligae (bota), que se tornaram o apelido de Caio Júlio César Augusto Germânico, o imperador romano doidão mais conhecido por Calígula (botinha).

tabelae-india ₢ armillum.com

A História nos diz que a civilização ocidental está assentada sobre três colunas, a saber: a religião judaico-cristã, a filosofia grega e direito romano. Cada momento de nosso cotidiano remete a  todos esses mundos; porém, o que muita gente não imagina como é que as pessoas viviam há milhares de anos.

Tomemos o caso de Roma, a cidade eterna, milenar império e que nos legou as raízes de boa parte das línguas modernas, que são descendentes diretas do Latim. Mas, não foi só isso que nos legaram os Césares e seus legionários. Vejamos, por exemplo, o conceito do dízimo. Calma…calma… Roma não estava infestada de pastores exorcistas. O que não faltava em Roma era religião para todos os gostos. Até o Imperador era considerado um deus.

O dízimo (dizimar) veio de uma espécie de punição que era imposta ao exército romano após determinada falha ou não cumprimento de uma tarefa. A cada grupo de dez legionários (uma decúria), um deles seria sacrificado. Vejamos o exemplo:

dizimo

Clique AQUI para assistir ao vídeo

Anúncios

4 comentários sobre “Os romanos inventaram o palmtop

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s