O que você fez ou fará até os 33 anos?

Muitas coisas, é claro. Mesmo que o conceito de “coisas” seja vago e incerto e englobe acertos e erros, nós produzimos algo. Muitos nem chegaram a essa idade e partiram dessa para a melhor, mas deixaram algumas marcas. Como exemplo, aqui mesmo no Recanto das Palavras, há um artigo sobre os roqueiros que morreram exatamente aos 27 anos. [Leia o artigo Os Roqueiros Morrem aos 27 anos]

Dando uma vista d’olhos em sites de museus, descobri uma exposição – e também o livro sobre a exposição – que se chama Younger than Jesus (algo como “Tão jovem quanto Jesus”), que apresenta as obras de cerca de 500 artistas nascidos a partir de 1976 e, que, parecem prometer novos ares nas Artes Visuais.

youngerthan 

Noel Rosa, que não era roqueiro, até poderia ser incluído na categoria da genialidade que findou antes dos 33. Morreu com 26 e poucos anos. Robert Johnson, aquele que fez um pacto com o Kpta numa encruzilhada, para tocar blues e, segundo diz a lenda, foi esfaqueado por um marido traído, ou envenenado ao tomar birita de garrafa já aberta, morreu aos 28 anos.

A idade de 33 anos é a emblemática “idade da razão”, inspirada, talvez, na idade em que Jesus Cristo morreu. Engraçado que, entre os 12 e os 30 anos, ninguém sabe o que ele fez. Porém, seu período mais produtivo foi entre os 30 e os 33 anos. Abaixo é apresentada uma tabela com alguns gênios que criaram coisas importantes antes dos 33 anos.

A Idade da Razão. Fonte [Superinteressante]

Albert Einstein
(1879-1955)

Formula a teoria da relatividade

IDADE – 26

Linus Pauling
(1901-1994)

Descobre novas ligações químicas

IDADE – 29

Michael Faraday
(1791-1867)

Inventa o motor elétrico

IDADE – 30

Niels Bohr
(1885-1962)

Cria o modelo do átomo

IDADE – 28

Noam Chomsky
(1928-)

Lança “Estruturas Sintáticas”, obra que revoluciona a lingüística

IDADE – 29

Sigmund Freud
(1856-1939)

Desenvolve rudimentos da psicanálise

IDADE – 30

Werner Heisenberg (1901-1976)

Elabora o princípio da incerteza, uma das leis fundamentais da física quântica

IDADE – 26

César, o Júlio, que foi esfaqueado nos idos de março por seus pares romanos, morria de inveja de Alexandre, o Grande, que conquistara o mundo então conhecido – e um tantinho desconhecido – antes dos 33 anos, idade em que morreu.

Se você plantou uma árvore pelo menos, teve um filho; também pelo menos e escreveu um livro, digamos, pelo menos, tudo isso antes dos 33 anos, você marcou um tento importante na história de sua vida.

Como diz a letra do “Rock da Cachorra”: Deixe na história de sua vida uma notícia nobre. Troque seu cachorro por uma criança pobre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s