Poetas populares: os repentistas

Tal como os menestréis medievais, os repentistas e violeiros do Nordeste do Brasil contam as histórias, levam as notícias e integram, pela transmissão oral, a região e seus habitantes. O repente, a arte de criar versos rimados de improviso é de uma dificuldade impressionante; porém, algumas técnicas são aplicadas para que os versos corram na mente do repentista/cantador e percorram os o coração de seus ouvintes. Quem já presenciou uma criação como essa fica maravilhado. Leia um artigo sobre o assunto na revista Caros Amigos.

Imagem ₢ Museu Oscar Niemeyer
Imagem ₢ Museu Oscar Niemeyer

Eu, como filho de nordestino, tive contato com este tipo de arte; não diretamente, mas através das músicas que ouvia em casa e, uma delas, Triste Partida, de Patativa do Assaré (Leia o excelente artigo na Revista Pesquisa Fapesp), o maior de todos os repentistas, foi gravada por Luiz Gonzaga originalmente e, posteriormente, na gravação abaixo, feita em conjunto com seu filho, o Gonzaguinha apresenta a saga de nordestino que vê sua vida mudar ao sabor do clima e acaba tendo que se mudar para o Sul, mais precisamente para São Paulo. A isto denomina-se êxodo rural, fonte de mão-de-obra barata nos estados do Sudeste e Sul do Brasil e de especulação imobiliária no Nordeste, gerando mais latifúndios e coronelismo moderno. O vídeo é excelente. Um dos mais bacanas que já vi no Youtube. Eu garanto que vocês, ao prestarem atenção à letra e penetrarem na melodia, se emocionarão.

O nordeste é o mesmo que, desde os tempos do Império recebe promessas de melhorias e até hoje não saiu do arcaísmos das relações sociais e políticas. Não foi à toa que Euclides da Cunha, em Os Sertões, classificou o nordestino como um forte e, Edeor de Paula, o compositor do samba-enredo da G.R.E.S. Em Cima da Hora, citou “Sertanejo é forte, supera a miséria sem fim. Sertanejo, homem forte, dizia o poeta assim”.

No portal Porta Curtas, é possível assistir a um vídeo sobre os repentistas.

Anúncios

8 comentários sobre “Poetas populares: os repentistas

  1. Tenho excelentes lembranças de uma dupla de repentistas, em uma festa na minha casa na infância… foi uma festa é tanto.. muito legal! Eles faziam piadas de tudo. e viraram o centro das atenções.

    Esse foto me lembra os cordeis…

    bjssss
    Bom feriado

    Curtir

  2. como filha de repentista Fico muito feliz de encontrar pessoas preocupada em divulgar a cultura nordestina, meu pai (passarinho) era um repentista muito conhecido na feira dos paraibas.

    Curtir

  3. Miriam, eu é que fico feliz por saber que o artigo te fez relembrar seu pai, que foi repentista.

    Muito obrigado por sua visita e palavras.

    Abraços.

    Curtir

  4. Olá meu nome e Esteban. E estou realizando em Jericoacoara Ceará um homenagem a Patativa do Assaré. Que estaria comemorando 100 se vida no dia 5 de março de 2010 . Em um pequeno evento de dois dias no q terá exibição de filmes do Patativa do Assaré e filme de repentistas e serão recitadas poesias do Patativa, nas ruas de Jericoacoara. E repentistas nas ruas de Jericoacoara embolando e prosando com os turistas.
    Faltando poucos dias para a comemoração estou solicitando a ajuda de você para entrar em contato com repentistas para serão contratados para este evento que costeará duas diárias em pousadas de Jericoacoara transporte e almoço e janta nos diversos restaurantes de Jericoacoara.
    Cobrindo todos os gastos de ( transporte,alimento e hospedagem ). Os repentistas terão uma sesta para arrecadar dinheiro dos turistas e moradores. Mais uma diária paga por a organização que será a combinar com a organizadores e repentistas.
    E o segundo pedido e de filmes de repentistas curtos o longos metragem aceitamos todo tipo de filmes que trate de repentistas. Em formato de DVD e pagaremos o preso dos DVD e transporte por adiantado por deposito bancário.
    Agradeço desde já e passem este email para todas as pessoas que possam interessar por este trabalho e projeto que pretende render homenagem AL maior poeta popular Patativa do Assaré.
    Obrigado Esteban
    Email : efranich2000@yahoo.com.br
    Tel:88 9928 1225 e 88 8833 0087

    Curtir

  5. Bom dia a todos!
    EStou a procura de repentistas para realização de um evento na Tijuca, se alguém puder me ajudar, por favor, me enviem contatos de repentistas, muito obrigado.
    fabricioxavier@hotmail.com
    (21)7816-5215
    (21)2254-3009

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s