Os Roqueiros Morrem aos 27

Livro relata e analisa a carreira de vários músicos que morreram aos 27 anos.

Quando eu era guri, lembro de uma propaganda antidrogas que passava na televisão informando que três ídolos do Rock – Jimi Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin –,  morreram jovens aos 27 anos. Morreram em consequência de overdose. Lembrei desse anúncio ao tomar conhecimento do livro The 27s: The Greatest Myth of Rock & Roll, de Eric Segalstad, que passou alguns anos pesquisando sobre essa estranha coincidência que reúne músicos de talento e a morte justamente aos 27 anos, por excessos, desventuras e dramas. O autor até criou um site chamado The 27’s, em que reúne todos esses e outros mitos como Kurt Cobain, por exemplo, que cometeu suicídio há 15 anos. O site é excelente.

slidenprrockClique sobre a imagem para ver um slide show

O autor propõe uma análise para o número 27 que, segundo declarou numa entrevista ao NPR, "É um número estranho", e ainda completa informando que esta seria a idade em que o jovem começa a passagem para uma idade mais madura e, de uma forma que não se pode explicar, eles não conseguem. Nem todos morreram devido aos excessos da conjunção Sexo, Drogas e Rock and Roll. Alguns tiveram morte por acidente ou acontecimentos trágicos, como o do vocalista punk Mia Zapata, assassinado em Seattle, em 1993. Também há alguns casos de roqueiros que não eram exagerados, mas que foram vítimas do negócio do Rock, isto é, agentes e empresários gananciosos que roubaram tudo que podiam e, como no caso Pete Ham do Bandfinger, cometeu suicídio ao se enforcar, devido a uma grande depressão por saber que fora passado para trás.

Nem todos os roqueiros puderam cantar When I´m 64, dos Beatles.

Quando eu ficar mais velho, perdendo meus cabelos
Muitos anos adiante
Você ainda irá me mandar presentes no dia dos namorados,
Saudações no aniversário, garrafa de vinho?
Se eu estiver fora até quinze pras três
Irá trancar a porta?
Você ainda irá precisar de mim, ainda irá me alimentar
Quando eu estiver com sessenta e quatro?

Janis Joplin declarou que "as pessoas gostam de saber que seus ídolos levam uma vida um tanto miserável – ao estilo blues, com muita melancolia -, e isso as faz sentir que expressam seus sentimentos. É uma profissão perigosa".

Ao contrário do que muitos podem pensar, o livro não é um relato deprimente, mas sim uma forma de celebrar o talento desses músicos.

Agora, se você não sabe,um dos nossos maiores gênios musicais, o Noel Rosa, também morreu aos 27 anos, em 1937, vitimado pela tuberculose, devido a sua vida de boemia e amores desafortunados.

Incrível mesmo é o caso do Keith Richards. Ainda está vivo!

* Este artigo foi escrito baseado na tradução feita por mim, da matéria Before I Get Old: ‘The 27s’ Made Early Exits, que saiu no NPR.

11 comentários sobre “Os Roqueiros Morrem aos 27

  1. Sei que não tem muuuuito a ver, mas o trecho que você coloca de “When I’m 64”, me lembrou “The Final Cut”, do Pink Floyd:

    “Se eu te mostrar meu lado sombrio, você ainda vai me abraçar? E se eu abrir meu coração pra você e mostrar meu lado fraco, o que você faria?”

    Mais ou menos isso… desculpa o off-topic 😛

    Curtir

  2. Muito bom… cheguei a ficar preocupado rsss faço 27 esse mes e curto rock rssss…
    Realmente interessante a materia, realmente rockeiros abusam!!!

    Abraço

    Curtir

  3. Verdade, muitos rockeiros bons morreram aos 27 anos…
    Mas dizem que é a idade com mais mortes depois da fama.
    Eu não acredito, mas a um tempo atrás surgiu um boato idiota sugerindo que eram pactos com demonios.
    Certo tempo de sucesso, ou até certa idade.
    Mas como eu disse, ideia idiota.

    Bom, Eu tambem tenho um blog, se puder visitar.
    http://www.livesarcasm.wordpress.com

    Curtir

  4. Interessante a matéria, pois eu também já havia ficado intrigado com estas coincidências. Uma correção: Noel Rosa morreu aos 26 anos, pois ele nasceu em 11/12/1910 e veio a falecer em 04/05/1937. Um abraço!

    Curtir

Deixe um comentário