Brinquedos que usam ondas cerebrais

Quando éramos crianças, e isso vale para quem hoje está na faixa acima dos 20 anos, inventar brinquedos e usar a imaginação era o que de mais best1 graduado havia em termos de tecnologia. Quantas e quantas vezes não imaginamos um simples pregador de roupas como sendo um mergulhador ao encher o tanque de lavar roupa até quase a borda e fazer barquinhos de papel para uma batalha naval? Este mesmo pregador, um grampo de cabelo e um pedaço de linha se transformavam numa besta, aquela arma que era usada na Idade Média por arqueiros. Tudo era uma questão de imaginação. Aprenda a construir uma dessas lendo o artigo Bestinha de grampo, que está no portal Jangada Brasil.

Duas empresas norte-americanas garantem que daqui em diante tudo será diferente. Os brinquedos, em vez de contarem com grande parte de nossa imaginação, atenderão às nossas ondas cerebrais. A coisa consiste em, nesta primeira etapa, fazer levitar uma bolinha como você pode ver na foto abaixo.

toy_540Tim Sheridan demonstra o Mind Flex durante a American International Toy Fair in February. AP  ₢ Craig Ruttle.

Tanto o Mind Flex quanto o The Force Trainer tem como princípio uma forma modificada dos aparelhos de eletroencefalografia,tecnologia usada em hospitais e clínicas para mensurar os sinais elétricos em nossos cérebros. A tecnologia foi criada pela empresa NeuroSky. Assista a um vídeo demonstrativo no Youtube.

toybrain1Aos sinais elétricos são aplicados algoritmos desenvolvidos após um cuidadoso estudo sobre os vários estados de atenção que nossos cérebros são capazes de gerar e manter. O objetivo, como se disse, é fazer a bolinha levitar; mas para isso, é preciso mover as pás de um ventilador que fica na base do do brinquedo e isso é feito através dos tais impulsos elétricos do nossos cérebros. Quanto mais concentrados, mais veloz se torna o ventilador e a bolinha levita. Assista o vídeo ao clicar sobre a imagem.

* Este artigo foi escrito a partir da livre tradução feita por mim, da matéria Levitation Toys Really Test Brain Power, do NPR.

Anúncios

2 comentários sobre “Brinquedos que usam ondas cerebrais

  1. Muito bom! rs

    Lembrei de vários..rs Como o telefone feito de latas e barbante e o ainda com latas e barbante aquele que a gente colocava no pé…lembra?

    bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s