A Igreja Católica sempre aperta a tecla REW

Até que ela evoluiu: absolveu Galileu após 500 anos de condenação. Mas, de vez em quando, sente uns pruridos e volta a rosnar como o fazia durante a Idade Média. O caso mais atual é sobre a excomunhão da mãe e do médico que atendeu a menina que foi estuprada pelo padrasto e engravidou de gêmeos aos 9 anos.

© Massimo Listri/CORBISDetalhe do painel “As Tentações de Santo Antonio”, de Hyeronimus Bosch.
Foto © Massimo Listri/CORBIS

Antigamente, lá pelos idos da já citada Idade Média, a coisa se dava assim: Escreveu, não leu: fogueira! Adoravam fazer um churrasquinho de gente para expiar os pecados. Também ameaçavam com a ira divina todo aquele que fosse contra seus dogmas e interesses políticos e econômicos. Guarda seu tesouro e seus segredos como Cérbero fazia na porta do Hades. Mais parece a Hidra de Lerna, dona de inúmeras cabeças, a se meter em tudo, tanto que o tal arcebispo disse que as leis de Deus estão acima das leis dos homens. Caramba. aonde é que nós estamos? Alguém apertou o botão REW e a fita voltou para a Idade das Trevas? Então quer dizer que um monstro seduz, ameaça, sevicia e engravida uma menina de 9 anos e ela não tem direito à sua própria vida, visto o aborto ser a única salvação para ela, que não teria condições de dar à luz a uma criança, imagine duas?

Ah, entendi. Tudo isso por que uma pré-adolescente judia, há cerca de pouco mais de 2000 anos, engravidou e deu à luz a uma criança numa manjedoura? Não dá para entender uma coisa dessas. Sinceramente que não dá. A menina só tem 9 anos e não tem noção do que aconteceu. Deixa eu ver se entendi. O cara faz e acontece e pela lei do lá de cima, ele passa em brancas nuvens?

LX008802 Detalhe do painel “As Tentações de Santo Antonio”, de Hyeronimus Bosch.
Foto © Massimo Listri/CORBIS

Olha que a instituição teve uns caras bem bacanas como o Francisco, lá de Assis. E o que fizeram quando perceberam que ele, o Francisco, reformaria a instituição por dentro voltando àquilo que o homi falou? Sorrateiramente e, com mãos de ferro, deu um chega-pra-lá nos franciscanos. Coitado do Toninho Vieira… do Bartô de las Casas e outros mais.

Peraí, deixa eu ver outra coisa: Ah, sim. A escravidão era “consentida” pois os africanos que para cá vieram não tinham direito a ter alma e os índios sim? Engraçado, né? Até santo de pele escura ela tem, mas fez vistas grossas para a escravidão africana. As Missões e as Reduções dos tempos coloniais foram duas das formas mais aviltantes de aculturar uma civilização e ainda serviam para amansar os índios que os bandeirantes adoravam capturar e escravizar também. Pois é, o bispo Sardinha não foi devorado à toa. Os nativos já sabiam o que viria pela frente.

Depois, ficam reclamando do Lutero, Calvino, Henrique VIII, Zwinglio que deram uma banana para o bispo de Roma, que recebe a alcunha de Papa, e criaram novas correntes religiosas. Isso para não falar da picuinha com os ortodoxos lá da outra margem do Bósforo em diante. E não adianta reclamar dos pastores do Evangelho Financeiro que arrebanham cada vez mais contribuintes, digo, seguidores, digo, fiéis, para suas hostes.

E o jornal oficial do Vaticano diz que a culpa disso tudo é da máquina de lavar que emancipou a mulher. Com um declaração dessa, e pior de tudo, escrita por uma jornalista, décadas e décadas de luta pela igualdade de direito das mulheres vão por água abaixo. Mas não é de se espantar, pois até já existiu Papa que não via com olhos feios as atrocidades dos fascistas e nazistas. Tá tudo errado!

E nos tempos da Redentora, quando a ala progressista da instituição botou pra frente as comunidades eclesiais de base, o que aconteceu? Foram perseguidos não pelos milicos, mas pelos que usavam batina! Coitado do D. Helder Câmara…

Eu nem vou falar das Cruzadas, uma das mais insanas coisas que já se fez em nome de uma religião.

Anúncios

5 comentários sobre “A Igreja Católica sempre aperta a tecla REW

  1. Esse texto ficou ótimo. Vc conseguiu falar um pouco de alguns religiões e suas incoerências…

    Isso me fez numa outra coisa… vou escrever um post sobre religão tb.

    bjs

    Curtir

  2. Jorge:

    Além de dizer que as leis de Deus eram superiores as dos homens, o brilhante bispo ainda se deu ao luxo de não excomungar o padrasto da criança, já que, segundo ele, estupro é um crime menor frente ao aborto. Não sei bem qual é a escala que o dito ( que gostaria de ser bendito) homem segue, mas certamente não é a minha.
    Gostei muito do texto.
    Beijos

    Curtir

  3. É, realmente. O estupro não ser um crime é o mais assustador!
    É “engraçado” perceber como, mesmo com o passar dos anos e com a evolução da sociedade, a maioria das religiões não evolui. Acredito que a religião, assim como a língua e assim como os seres humanos, deve evoluir com a passagem do tempo e com as mudanças da sociedade.
    Ainda hoje a Igreja Católia, por exemplo, insiste em fazer pregação contra métodos anticoncepcionais. Mesmo tendo consciência de que os hábitos mudaram. Hoje, não se é mais obrigado a casar virgem. Meninas de 14 anos perdem a virgindade. Sem falar nas doenças sexualmente transmissíveis. É um absurdo ser contra o uso de pílulas e camisinhas!

    Agora, quanto ao caso do estupro, a pergunta que ronda meus pensamentos é: qual foi o comentário do nosso querido Papa a respeito disso?

    Abraços Jorge, parabéns pelo site. É a primeira vez que entro aqui e, com certeza, vai para os meus favoritos!

    Curtir

  4. Sim, Rose, eu acredito também que essas instituições deveriam acompanhar o tempo para não cometerem palavras e pensamentos absurdos como os que você relatou em sua mensagem.

    Fico muito contente por saber que você gostou do Recanto das Palavras. Suas visitas sempre serão bem-vindas.

    Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s