Relendo Ivan Lessa

Hoje, ao dar uma vista d’olhos no site da BBC Brasil, coisa que não fazia há muito tempo, fui ler as colunas do Ivan Lessa. Uma das crônicas trata sobre um culto afro-brasileiro, cujo título é Macumba em Londres. Esse texto me fez dar boas gargalhadas. A impressão que sempre tive sobre o seu estilo continua a mesma. É excelente.

Há muito tempo, ali por volta dos 14 ou 15 anos, quando comecei a ler o Pasquim, uma das colunas que eu mais apreciava eram as crônicas do Ivan Lessa que, para quem não sabe, é filho do Orígenes (O Feijão e o Sonho) Lessa e da cronista Elsie Lessa; há mais de 40 anos vive em Londres, talvez desiludido com as coisas do Bananão, a forma pela qual ele tratava o Brasil em seus escritos no citado e finado hebdomadário.

Vez ou outra, após um longo interregno, eu o ouvia nos boletins da BBC Brasil. Tanto escrevendo quanto falando, a verve é a mesma. O humor sutil e, nem por isso, menos cortante e irônico, sempre foram, pelo menos para mim, uma de suas principais características.

Ele, juntamente com o Jaguar, criou o Sig, aquele ratinho que se tornou símbolo do Pasquim.

Anúncios

Um comentário sobre “Relendo Ivan Lessa

  1. Fiz um trabalho da faculdade sobre o Pasquim, foi onde tive a honra de conhecer, claro não em carne e osso e sarcasmo, o Ivan Lessa. Genial esse texto… ri muito!
    O grande patrocinador da noite a 51 deveria consertar o cartaz, dessa forma aproximaria seu público da dita cachaça brasileira.

    http://www.asastortas.wordpress.com

    bjssssss

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s