Dicionário da Língua Portuguesa Web 2.0

Agora é possível utilizar o dicionário Aulete Digital como um portal. É gratuito e para isso, basta se cadastrar e começar a interagir com outras pessoas e consultar cerca de 818 mil verbetes e, também, sugerir uma palavra (ou várias) para análise quando estiver navegando na internet. Você terá duas opções: o iDicionário Aulete, para consultas e também o Aulete Coletivo, para interagir. Clique no link abaixo e faça seu cadastro:

iDicionário Aulete: O primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil. A palavra é sua!
www.aulete.com.br

É possível colocar o Aulete Digital no campo de buscas do Firefox e do Internet Explorer, bastando clicar na aba downloads e seguir os passos, que ele é automaticamente instalado em nossos navegadores mais populares.

Já faz alguns dias, pelo menos foi quando percebi, que o Dicionário Aulete Digital parou de funcionar. Até então, eu pensava que fosse gratuito, o que continua sendo, mas poderíamos usá-lo da forma habitual, isto é, era instalado em nossos computadores e bastava clicar no ícone para que ele conectasse com o seu servidor.

Hoje, depois de ter esquecido e antes mesmo de desinstalar, visto não funcionar mais, ao abrir minha caixa postal vi que recebera um e-mail cujo título é Palavra do dia. Eu abri e verifiquei tratar-se de uma lista de discussão do Aulete Digital. Informava sobre a palavra Asfalto e havia um link para visitar o site.

Cliquei e acabei sendo direcionado para o portal do dicionário em questão. Foi só neste momento que eu entendi o motivo pelo qual o dicionário parou de rodar direto do hd. Agora ele é um portal no qual nos cadastramos e interagimos com outras pessoas e podemos fazer as consultas online.

5 comentários sobre “Dicionário da Língua Portuguesa Web 2.0

  1. Oi, Jorge!

    Devagarinho, depois de enfrentar muitos problemas no início do ano, vou retornando.

    Adorei a dica e já gravei o linque.

    Gostei muito também do post sobre o Ivan Lessa, que me remeteu ao excelente “O Pasquim”

    Quanto ao post sobre a agressão à professora, devo dizer que tenho saudades da minha época de escola, quando os professores tinham pouco em dinheiro mas muito em respeito dos seus alunos.

    Hoje, os professores, além de mal pagos, precisam estar preparados para a violência que vem para a sala de aula junto com o material escolar. E o que é pior: quando ela se manifesta, fica tudo por isso mesmo… É triste!…

    Bjs, Jorge, e inté!

    Curtir

  2. Boa noite.
    Adorei o artigo, e só para esclarece, o Aulete Digital continua gratuito. Houve uma troca de servidor e caso não consiga acessar o Aulete, baixe o instalador novo, direto do site http://www.auletedigital.com.br, que traz inclusive a nova ortografia.

    Abraços

    Curtir

  3. Gostaria muito, de conseguir um Dicionário da Lingua Portuguesa, atualizado, pois gosto muito de escrever e hoje com mais de 77 anos, tenho dúvidas, como seria possível eu conseguir um DICIONÁRIO (livro), totalmente gratis:
    Agradecido antecipadamente,
    Cesar Butturini Frambach.

    Curtir

Deixe um comentário