Miss atômica russa – aprenda a falar russo

Todos os anos, na Rússia, ocorre o concurso Miss Atom (Miss Atômica numa tradução livre), que escolhe as mais belas mulheres que trabalham na indústria nuclear deste país. Todas são qualificadíssimas. Engraçado que nenhuma delas declarou ter lido O Pequeno Príncipe.

missatom Confira a galeria.
Fotomontagem – Jorge Alberto

Há muito tempo, quando ainda pensava que poderia mudar o mundo, este que vos escreve foi aprender a falar russo. Por sinal, para quem não conhece, parece uma algaravia de pessoas falando como se tivessem um ovo na boca, mas depois de tomar conhecimento da sonoridade do alfabeto cirílico, você começa a perceber que é uma língua bastante melodiosa; com entonações que parecem mesmo modular de uma forma quase musical.

Estudei no Instituto Brasil-União Soviética. Sim, por mais estranho que pareça existia mesmo durante a ditadura; ainda que estivéssemos nos anos finais da Redentora. Esse instituto ficava na prosaica Rua das Marrecas, que começa na Evaristo da Veiga e desemboca no Passeio Público, no centro do Rio de Janeiro; local bastante interessante, pois havia a Mesbla, uma das maiores lojas de departamentos da época, que tinha ali a sua loja náutica e automobilística. Portanto, local que respirava capitalismo em sua mais pura essência; tanto que nas calçadas, um outro tipo de capitalismo também era bastante observado. Havia as meninas que exerciam tranquilamente a não menos famosa primeira profissão do mundo – para quem não sabe, a segunda mais antiga profissão do mundo é a de contador –. Posso dizer que, no vigor dos meus 18 anos, a tentação de conhecer o que as meninas da Rua das Marrecas podiam mostrar em termos orais – antes ou depois das aulas de língua russa – e outras especialidades de seu comércio, era uma enormidade. Porém, a grana sempre era curta e contadinha para a passagem de ida e volta.

Hoje, é claro, passados mais de 25 anos, eu esqueci tudo da língua de Dostoievski. Praticamente nunca mais treinei o ouvido, a leitura e a conversação. Mas, de uma coisa quem conhece não esquece: as russas! Além delas, também não esqueci algumas frases do tipo “The book is on the table”, que a gente aprende quando estuda inglês. Vejamos:

Eu gosto de cerveja – Я люблю пиво (Ia liubliu piva)
O que é isso? – Что это? (shito eta)
É um livro novo – это новая книга (eta novaia kiniga)
Eu te amo – Я тебя люблю (Ia tebia liubliu)
O meu nome é – Меня зовут (minia zavut)
Camarada – товарищ (tavarish)
Bom dia – доброе утро (dobroie utra)
Adeus – до свидания (Da svidânia)
Tudo certo (ok) – хорошо (rarashó)

Como se vê, já daria para levar um lero com as meninas – chato seria ouvir um до свидания e ter que dizer хорошо.

Anúncios

Um comentário sobre “Miss atômica russa – aprenda a falar russo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s