Buscador de tumbas e cemitérios

Você pode não apenas encontrar tumbas de pessoas que foram famosas como também daquele parente que já partiu dessa pra melhor e ninguém te informou, nem mesmo numa seção espírita. Bateu curiosidade? Vai lá!

buryicon₢findagrave.com
Clique sobre a lápide
(a imagem pertence ao site findagrave.com)

Segundo as informações contidas no site Find a Grave, cerca de 30 milhões de tumbas estão disponíveis para serem pesquisadas. As buscas podem ser feitas por lugar, fama (reivindicada), por data de nascimento e também de falecimento (neste campo estão algumas tumbas de gente famosa como Kurt Cobain e Robert Altman, por exemplo). Também há um ranking das 150 tumbas mais procuradas. A lista é alterada a cada hora! Impressionante, não? Há uma seção de necrológios recentes tal como as colunas dos jornais. Ricardo Montalban encabeça a lista até agora.

Por exemplo, também é possível pesquisar por grupos de pessoas. Digamos que você saiba o nome do Gordo (Oliver Hardy) e não lembra o nome do Magro. Basta pesquisar, então, o nome que lembra e lá estarão reunidas as informações sobre a famosa dupla de comediantes. Ah, sim. O Magro se chamava Stan Laurel. Como bom cinéfilo (a) que eu sei que você é, certamente vai fazer uma busca por “Casablanca” e verá os túmulos de Ingrid Bergman e Humphrey Bogart. Você também pode procurar por “Beatles” e encontrará as tumbas de John e George. Paul e Ringo ainda não pretendem reunir o grupo no além.

A coisa é muito organizada. Tem até fórum de discussões e uma loja que vende camisetas, bonés, canetas, canecas, sacolas, ursinhos de pelúcia e fotos de túmulos. Eles também licenciam a marca.

Não são os famosos que dão graça ao negócio. As pessoas comuns é que fazem a diferença. O link mais pungente em minha opinião é o Success Stories (histórias de sucesso), no qual as pessoas relatam, por exemplo, que a partir das fotos tiradas de um cemitério – sim, você pode ser um colaborador –, por uma determinada pessoa e colocadas no site, foi possível identificar o túmulo de um irmão querido, que a cunhada jamais revelou aonde enterrara o marido. Ela acabou morrendo e a informação parecia perdida para sempre até este momento.

Cemetery Named Paradise© Owaki/Kulla/Corbis

Digamos que é uma grande sacada devidos a certas peculiaridades da mente humana que, sinceramente, não dá pra entender muito, mesmo que pareça uma coisa corriqueira como encontrar, por acaso, numa navegação tal qual garrafa de náufrago, um site que é um buscador de tumbas por todo o mundo.

De repente as coisas começaram a ligar e eu lembrei que uma conhecida tem o estranho hábito de visitar cemitérios. Também lembrei de um conto do Drummond em que uma menina, numa ida ao cemitério São João Batista, acabou pegando uma rosa que estava num arranjo sobre um túmulo e, depois disso, começou a receber telefonemas em que uma voz lhe dizia… “Devolva a rosa que você tirou do meu túmulo”.

Como a curiosidade é inerente a nós, mesmo que mórbida, eu resolvi fazer uma busca para ver se os gringo conheciam os túmulos de personalidades de outros países. Tasquei “Fernando Pessoa” e também busquei por “Carmem Miranda”. E não é que encontraram as tumbas e também há pequenas biografias deles? E lá estão as fotos, que podes ser ampliadas, como a da tumba de Fernando Pessoa contendo a Ode a Ricardo Reis, um dos heterônimos do poeta que, caso não conheça, eu transcrevo aqui.

"PARA SER GRANDE, SÊ INTEIRO… – RICARDO REIS
Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.
Ricardo Reis"

Anúncios

Um comentário sobre “Buscador de tumbas e cemitérios

  1. Tem cada site que de tão esquisito chega a ser interessante. Mais um para a coleção de sites curiosos. Qto a curiosidade ser inerente, é uma verdade. Eu mesma, sou um tanto qto curiosíssima. rss E não escolho assunto, por isso que leio tudo, de A a Z.
    Mais um post interessante que vai me fazer buscar maiores informações.
    Valeu Jorge Alberto!
    Abraços cheios de magia!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s