Atlântida descoberta pelo Google Earth

O Corriere Della Sera, jornal italiano, teve uma grande ideia ao fazer uso do Google Earth que, agora, mostra até o fundo do mar. Por isso fizeram a seguinte pergunta: Atlântida descoberta?

atlantidaClique sobre a imagem para ver a animação 

Ainda na artigo, o repórter Federico Cella, descreve que assim é possível dar asas à imaginação e descobrir, por exemplo, a ilha do seriado Lost, ou traçar os caminhos percorridos pelo Capitão Nemo, em 20 mil léguas submarinas.

A ideia de procurar a mítica cidade foi de Bernie Bramford, um engenheiro aeronáutico inglês que ajustou a busca para as coordenadas 31º15’15: 53 "N e 24º 15 ‘30.53W, que tudo indicam correspondem ao relato de Platão, que foi o responsável pela transmissão do mito sobre Atlântida chegar até nós e parece ter encontrado os contornos do que parece ser a planta de uma cidade – retângulo quase perfeito – , com linhas retas e ângulos retos formando avenidas e/ou locais em que foram construídas edificações.

Anúncios

9 comentários sobre “Atlântida descoberta pelo Google Earth

  1. Nooossaaaa!!
    Você realmente é um Mestre!
    Desenterra cada tema que é incrivel.rsss
    Adorei,Parabéns,,,
    Fazia um tempinho que não
    o visitava e gostei da mudança..
    Beijinhos e Bom findi querido!
    Carinho de RO que te estima, te adimira muitão,,

    Curtir

  2. Olá, Jorge

    Por várias razões de ordem pessoal, não tenho tido tempo de visitar os blogs de minha preferência. Agora que as coisas melhoraram um pouco, tirei uma folguinha e vim ler os seus posts que, como sempre, me agradam muito.

    Abraços e muito sucesso em 2009

    Curtir

  3. Olha, se me dissessem isso eu até podia entrar em conjecturas, mas vendo que fica no fundo do mar, não entendo como poderia ser. Além disso, Platão falava de uma nação ideal quando citava Atlântida. Mas pelo que me lembro de ter lido, ele não falava nada de “submerso”, mas sim, ele falava de uma cidade-continente; muitas pinturas tentaram reproduzir a lenda em imagens e sempre falavam de “ilhas em alto mar”, o que pra época era uma coisa extraordinária; foi o aumento de nossa capacidade de viagens que a “submergiu”, afinal, as inúmeras expedições no atlântico não acharam a tal ilha; nada mais sensato que dizê-la submersa, ou a lenda de que um país ideal existiu, se acabaria, levando consigo nossa idéia de que ela possa voltar a existir.

    Curtir

  4. Hermes,

    Certamente que o assunto é polêmico e podemos colocá-lo no patamar dos mitos criados por nós, humanos, que sempre imaginamos uma “Idade do Ouro”.

    Curtir

  5. O livro original de Platão, em que ele fala de Atlântida, Timeu e Crítias, não diz que é um retângulo quase perfeito. Mas sim que é redonda. Sendo assim, o que tem nas coordenadas devem ser ruínas de outra cidade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s