O que se fez e se faz do nosso dinheiro

Uma breve história do dinheiro no Brasil.

Durante as últimas décadas, até uma atual e tênue estabilidade econômica que hoje é assombrada pela crise financeira internacional, o Brasil trocou de moeda várias vezes. Do Cruzeiro até o Real, passamos pelo Cruzeiro Novo, Cruzado e Cruzado Novo e Cruzeiro Real. A cada mudança, os zeros eram cortados e nosso dinheiro valia cada vez menos.

1real Clique sobre a imagem: A nota de Um Real (R$1,00).

A pergunta que se faz: Por acaso, você saberia identificar que personagens estão nas nossas cédulas? Por exemplo, são representados artistas como Candido Portinari; poetas e escritores como Cecilia Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Machado de Assis; músicos como Villa-Lobos; Imperadores e Imperatrizes e heróis como Tiradentes. Também há cientistas como Oswaldo Cruz, Santos Dumont, Augusto Ruschi e Carlos Chagas.

Se quiser ver as várias cédulas do nosso dinheiro a partir da reforma monetária de 1942, quando o Cruzeiro substituiu o Réis (até hoje se usa a expressão por qualquer dez merréis). Clique sobre a imagem abaixo.

cedulasgerais 

A história do dinheiro no Brasil não se limita apenas ao período posterior a 1942, quando a reforma monetária de Getúlio Vargas fez desaparecer o Réis e introduziu o Cruzeiro. Antes disso, tivemos várias moedas como o Zimbo (búzios), a Pataca e o Vintém, por exemplo. Clique na imagem abaixo para conhecer outras moedas.

histdin

Se você é colecionador ou comerciante de moedas antigas e/ou comemorativas e tem interesse em numismática, veja como se cadastrar para receber informações diretamente do Banco Central do Brasil.

* As imagens usadas neste artigo se encontram no portal do Banco Central do Brasil.

Anúncios

3 comentários sobre “O que se fez e se faz do nosso dinheiro

  1. O dinheiro, para lá de encher a barriga, esmolar o pobre, pagar ao criminoso, construir e destruir. É história. É o espelho de toda a nação.
    Mas com ele, também se pode criar arte. Ver fotos em: http://www.portugalaomundo.pt.vu
    Aonde pode apreciar o painel Brasil, construído com moedas de Portugal e do Brasil.
    9. Painel Brasil
    Pintura de fundo a óleo em base de platex. Na construção deste painel foram utilizadas 17.630 moedas de Portugal e do BRASIL. As cores de fundo são as cores das bandeiras de Portugal e do Brasil. Neste painel pode ver-se o mapa de portugal, bem como o do Brasil. O padrão monumento em pedra, símbolo de Portugal ao mundo no seu navegar. Duas caravelas com a cruz de Cristo nas suas velas brancas. O levar da igreja de Deus ao então mundo desconhecido.
    A começar na parte superior lado esquerdo do painel, pode ler-se “ PORTUGAL AO MAR FAZ A CARAVELA E O MUNDO AO MUNDO É DESCOBERTO”
    A começar na parte superior esquerda do painel, letra (P) de Portugal pode ler-se: “PÁTRIO CHÃO É SAGRADO DEVER HONRAR DEFENDER E CANTAR”
    A Oeste e Sul de Portugal, na vertical a palavra “ PORTUGAL “, na horizontal a começar pela letra (L) de Portugal, a palavra “ LUSÍADA”.
    A Oeste do mapa do Brasil está escrita com moedas a palavra “ BRASIL”
    Ao meio do painel, na parte superior, está representada uma Cruz latina, no topo da mesma a palavra “CÉU”. No lado superior esquerdo, mais uma Cruz latina, por cima a palavra “FÉ”, por baixo a palavra “LUZ”. Ao centro do painel outra Cruz latina com a palavra “DEUS”. Na parte inferior do painel uma nova Cruz Latina, e por cima da mesma a palavra “PAZ”, ao lado direito a palavra “AMOR” ( A letra ( Z ) da palavra “PAZ” , está escrita às avessas, como infaustas e reversas têm sido à humanidade uma grande percentagem das administrações mundiais dos últimos anos)
    Medidas 2.75X11.83 metros

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s