E o Tintin… Quem diria… Aos 80 anos?

A confusão começou por causa do artigo Of course Tintin’s gay. Ask Snowy (É claro que Tintin é gay. Pergunte ao Milou), que saiu no The Times, escrito por Matthew Parris, informando tim tim por tim tim que o Tintin é gay. Segundo o artigo, ao pesquisar no google as palavras “tintin” e “gay”, obteve 526 mil referências e arremata com “e os fãs ainda negam que ele seja gay”.

Ingleses x Franceses

Por mais que ingleses e franceses digam que não, há entre eles o mesmo elo que une brasileiros e argentinos. Acredito que assim seja possível entender as motivações que levam os habitantes das duas margens do Canal da Mancha a trocarem farpas e picuinhas de vez em quando. Isto só não acontece quando um louco austríaco resolve dominar o mundo. Aí, eles se unem contra o inimigo comum. Mas como isto não ocorre todo dia, eles seguem suas vidas de farpas e sacanagens mútuas.

 

tintinandcoVisite o excelente portal do Tintin, que pode ser lido em francês ou em inglês.
Basta clicar na imagem.

Faltou muito pouco para que o Eurotúnel fosse fechado e os Beatles declarados persona non grata em Paris. Tudo bem que os ingleses só agora começaram a usar o sistema métrico, uma invenção francesa e um outro motivo de riso por parte dos falantes da língua de Molière, são os programas gastronômicos de chefs ingleses. Por sinal, alguém sabe em que consiste a culinária inglesa? Se bobear é batata com apresuntado, o terrível spam.

A França tomou as dores de Hergé (Georges Remi), o criador de Tintin, por ser belga de língua francesa. Segundo Matthew Perry os fatos são irrefutáveis. A vida de Tintin, o garoto repórter, que este ano completa 80 anos de criação, parece mais um caso de amor gay entre um jovem e um homem de meia idade. Ele vive na mansão e às expensas do Capitão Haddock. Tem como bicho de estimação um cachorrinho branquinho todo delicadinho que mais parece um floquinho de neve, o Milou. Seus melhores amigos são duas bicharocas, a dupla de detetives Dupond e Dupont (para saber quem é quem, observe os bigodes. O de um deles tem as pontas viradas para cima). A única personagem feminina que é amiga de Tintin é uma afetadíssima cantora de ópera. E, para arrematar, Tintin nutria uma paixão platônica por um menino chinês, o Tchang, ou Chang Chong Cheng.

Alguns mistérios e indícios sobre a vida de Tintin:

1 – Ninguém sabe quem são os pais de Tintin. Ele nunca os citou. Os psicólogos confirmam que não falar dos pais e negar ser filho deles é uma característica dos gays jovens. Só sabe que ele foi escoteiro.

2 – Em sua primeira aventura, ele parece um carola católico, que combate o bolchevismo. Um indício de que os jovens homossexuais sempre tiveram receio de brigar com a Igreja Católica (pelo menos na época)

3 – Quem era o seu editor e para qual jornal trabalhava?

4 – Não se sabe ao certo se era realmente um repórter, um detetive ou um espião. Segundo o autor do artigo, o serviço secreto sempre atraiu homossexuais.

5 – Muito estranha a relação entre o Capitão Haddock, que inicialmente era alcoólatra, mas vai deixando a garrafa de lado com o passar do tempo e sempre viaja junto com Tintin. Parece coisa de casal mesmo.

6 – O único personagem a mostrar interesse por mulheres é o professor Girassol, mas nunca se casou.

7 – Dupond e Dupont são uma dupla de detetives ou um casal de gays? Seus disfarces sempre tendem para o figurino “destaque de escola de samba”, isto é, os mais estranhos e espalhafatosos imagináveis. De vez em quando aparecem vestidos de mandarins ou usam roupas folclóricas de países exóticos.

8 – Rastapopoulos, o arquiinimigo de Tintin, um mafioso e traficante, nunca apareceu com o principal adereço de todo mafioso que se preza. Não tem uma loura oxigenada pendurada em seu pescoço. É um vilão solteirão.

9 – Milou é o único mamífero notadamente heterossexual em todo universo de Tintin. Sempre que ele vai atrás de uma cachorrinha é desestimulado por seu dono e, por isso, permanece enredado num mundo de gays masculinos.

10 – A única personagem realmente feminina é a cantora lírica Bianca Castafiori.

11 – Em compensação, a Sra. Peggy Alcazar, esposa do General Tapioca, mais parece uma mistura daquelas machonas caricatas  com uma megera. Fuma charutos, usa bobs nos cabelos, bebe desbragadamente e dá ordens aos berros. Segundo o jornalista, ela pode ter sido lésbica.

12 – Dos cerca de 350 personagens que aparecem em toda série de aventuras de Tintin, apenas oito, cerca de 2%, podem ser classificadas como mulheres. Não há mulheres jovens e muito menos mulheres atraentes.

13 – Tintin só foi visto chorando por três vezes, uma delas quando pensou que Chang (Tchang) estivesse morto.

14 – Tintin sempre foi um garoto católico belga de 16 anos. Jamais cresceu. Segundo o jornalista ele faz tratamento hidratante.

15 – Só o Milou sabe toda a verdade. O problema é que ele não fala. Ele late.

Os franceses explicam que à época, quando o personagem surgiu, não havia essa conotação sexual. Era um período anterior à revolução sexual e os valores apresentados nas aventuras enfatizam a amizade, a camaradagem, a solidariedade e a fraternidade. O problema, na verdade, é que vivemos uma época em que as convenções sexuais e os tabus vêm caindo desde a década de 1950.

Histórias em quadrinhos: coisas muito estranhas…

Vejamos alguns casos:

Batman – Robin (Dick Grayson) é um rapaz criado por um solteirão que tem o fetiche de ser um paladino mascarado e se veste de modo estranho. Tudo é “bat” isso e “bat” aquilo. Tem até cinto de utilidades douradinho. A relação quase foi estremecida pela mulher gato, uma gataça, que fez Bruce Wayne pensar duas vezes se deveria ou não pegar o sabonete que sempre caía de suas mãos na Bat Jacuzzi, depois de fazer uma Bat Sauna na Bat Caverna. Engraçado é que o Robin geralmente estava lá para dizer… “Santa desmunhecada, Batman”.

Mandrake – Esse mágico nunca enganou ninguém. Quer dizer, só enganava a sua eterna noiva, a princesa Narda de Cockaigne (cock?), sempre dizendo que combateria o crime ao lado de seu inseparável parceiro, o Lothar. Estranho esse negócio. O cara sai por ai com um negão de quase dois metros e 0% de gordura no corpo, que vestia uma tanga de oncinha? Tá bom… tá bom… Não era tanga de oncinha, mas de leopardo (Leopardo?). Ah, não era tanga, era um corpete? Estranho… muito estranho. Ele era príncipe na África? Esse Mandrake só hipnotizava e tirava coelhos da cartola ou também engolia espada?

Pato Donald – Há um excelente livro do chileno Ariel Dorffman, chamado Para Ler o Pato Donald; em que, além de explicar um tanto sobre dominação cultural, pois quando foi lançado a guerra fria estava mais gelada do que nunca, também faz uma observação interessantíssima: os personagens Disney são assexuados, refletindo um traço da personalidade do Walt, que parece não ter tido uma família estável. Relações paternas e maternas inexistem. São sempre sobrinhos e tios.

Fantasma – Esse espírito que anda, segundo um conto hilariante do Aldir Blanc, sofria de ejaculação precoce. Por isso ficava vagando pra cima e pra baixo. Agora, para o bom entendedor pigmeu é pingo. Vai que o mascarado que usa malha vermelha dos pés à cabeça tem fetiche com anões? Também usava tanguinha estampada com motivos em diagonal, quer dizer, stripes ton sour ton e um cinto de couro bem largo. Além das duas pistolas. Na época não havia lipoaspiração e assim ele escondia a barriguinha. De vez em quando, ao sabor da estação, ele resolvia se tornar fashion e mudava a cor da malha para… púrpura, que para os padrões cromáticos do povão em geral é lilás mesmo. Um must, não? Coitada da noiva, que por pressões acabou sendo levada ao altar. Ele tem um cachorrão e-n-o-r-m-e que é o capeta, quer dizer, Capeto.

O quê? Tá brincando? O Asterix e o Obelix também?

Melhor parar por aqui… caso contrário, até as gravuras em Lascaux entram na dança…

*A imagem dos personagens do universo de Tintin está em: screenrant.com

Anúncios

12 comentários sobre “E o Tintin… Quem diria… Aos 80 anos?

  1. hehehehe
    Adorei esse post, fiquei meio desconfiada do Tintin agora.
    Quando paramos para analisar esses personagens, algumas coisas sempre nos chamam atenção.
    Também desconfio do Bob Esponja (principalmente no seu longa) e do Ursinho Pooh, você já leu alguma coisa sobre eles?

    Bom fim de semana, beijo.

    Curtir

  2. Ahhh, se for assim todos os personagens do mundo são gays homossexuais ou lésbicas desvairadas.
    O Cascão com o Cebolinha, ou a Mõnica com a Magali, O harry Porter, o super-homem e o lex luthor, o Homer simpson e o ned flanders, e por aí vai, sem falar no banbi, no gasparzinho, e etc.

    Curtir

  3. Pois é. Depois dessa acho que sempre encontrarão alguma coisa na vida pregressa de cada personagem de quadrinhos. 🙂

    Bom fim de semana para você também, Natália.

    Curtir

  4. Olá Jorge,

    LOL não sabia que Tintin era gay…mas agora, pensando bem, faz sentido.

    A guerra entre os Ingleses e os Franceses já data de há muitos séculos. Mas os Franceses também não podem falar muito dos Ingleses (em termos culinários) porque a comida Francesa não é isso tudo: é só Marketing.
    Quando fui morar em França, há muitos anos, tratei de experimentar tudo pelo qual eles era famosos: o pão (a Baguette – uma porcaria, se não fôr comida no mesmo dia…lascou); os petits-fours (sabiam ao pêlo da minha cadela quando tomava banho); os petit-noirs (a mesma coisa); o chantilly (não sabia a nada); a raquelette (demasiado gorda); a ausência de produtos Ingleses e Americanos…enfim…um desapontamento. A única coisa que me agradou de facto foram os queijos Mmmmm que delícia!

    Quanto aos Ingleses: quando morei em Inglaterra, fiquei chocada com a culinária local (peixe frito com batatas fritas; costeletas com um molho castanho horrível; as salsichas [Deus me livre]; o pudim de fígado; os bifes mal passados [de vez em quando tudo bem, mas sempre?], os vegetais ultra-cozinhados; as tartes de carne e vegetais, os guisados…e pronto. Graças a Deus que eles agora descobriram a cozinha internacional…
    Mas não há melhor que os Britânicos para os doces: bolachas, bolos, biscoitos, bombons, chocloates, drops, toffees…
    E não nos esqueçamos do chá…é claro (os Franceses optam pela infusão).

    Nunca fui muito fã do Tintin…confesso. Mas o cãozinho dele era fôfo. Com que então ele era gay? Uau…

    LOL LOL LOL Ok, esta análise aponta para a homosexualidade do coitado, mas será?
    Também li que o Peter Pan era um pedófilo; e que a Branca de Neve e os sete anões é na verdade uma fantasia sexual…onde é que isto vai parar?

    É, o Batman e o Robin…suspeitos.
    No caso do Pato Donald: toda a razão.

    Isto faz-me pensar que talvez quando escrevamos transportemos o nosso verdadeiro EU para o “papel”…quem sabe?

    Excelente artigo, Jorge!

    Um abraço

    Curtir

  5. Max, obrigado por suas palavras.

    Realmente, esta questão de que se expõe um pouco da vida naquilo que se escreve é verdade. Por este motivo que há romancistas que conseguem, ao falar de seu mundo serem universais. Quanto ao universo dos quadrinhos – imagino que aí este tipo de literatura receba uma outra denominação, não? – sempre pairaram dúvidas sobre alguns personagens. No caso do Hergé, ao que se sabe, o Tintin foi baseado em seu irmão. Porém, não duvido nada que tenha muito do próprio criador na personalidade do Tintin.
    Pode ser que o Peter Pan tenha algo relativo a isto que você citou, mesmo que o filme sobre a vida do autor mostre que ele pretendia homenagear seus enteados.
    Bruno Betelheim, psicanalista já falecido, escreveu um livro clássico sobre o assunto, chamado “A Psicanálise dos Contos de Fadas”, no qual ele observa aspectos do comportamento e da sexualidade humana contida nesses contos. Por exemplo, o Lobo Mau seria a descoberta do sexo pela menina que está prestes a ingressar na adolescência. A leitura vale a pena.

    Um abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s