Músicos de rua: inclusão social em uma fundação internacional

A Playing For Change Foundation (PFCF) se dedica a conectar o mundo através da música, providenciando recursos – que nem sempre são fáceis de conseguir como apoio, suprimentos e programas educacionais – para músicos e suas comunidades através do mundo. Os recursos são provenientes de documentários sobre as comunidades e os músicos apresentados. Tudo começou quando o documentário Playing For Change: Peace Through Music foi premiado. Daí em diante outros se seguiram e hoje é uma excelente forma de divulgação e apoio a ações de inclusão social.

pfcf
Clique sobre a imagem para ir ao portal
Imagem ₢Playing For Change Foundation

Eu ainda estou vendo e saboreando o portal – muito bacana por sinal – e você pode fazer o mesmo ao clicar sobre a imagem. Além disso, também pode se inscrever no canal do Playing for change no Youtube. Em ambos é possível encontrar meios de participar desse movimento. Abaixo está o vídeo da música Stand By Me, do Ben E. King, que foi gravada pela PFCF, tendo diversos trechos que completam a canção interpretada por músicos de rua do mundo inteiro, inclusive um deles é do Rio de Janeiro.

A equipe da PFCF é encabeçada por Mark Johnson, documentarista premiado com um Grammy, originário da indústria musical tendo trabalhado com os principais nomes dessa indústria. Além disso, desenvolve técnicas para aperfeiçoar as gravações dos músicas de rua e sua principal preocupação, segundo o currículo disponível no portal, é conectar o mundo através da música e, assim, promover a integração dos povos.

Há alguns meses escrevi um artigo chamado “O Menestrel Sem Camisa da Lapa”, no qual relatava de forma humorada o fato de um cara tocar violão diariamente e, praticamente, o bairro inteiro ouvir seu repertório entre o meio-dia e as seis da tarde. Faço aqui um mea culpa, pois agora eu sei que há uma fundação, a Playing for change, cujo nome se constitui num interessantíssimo jogo de palavras, devido a palavra change significar troco ou alguns trocados e também mudança, que pode ser social e política, por exemplo.

Este artigo foi criado após ter recebido o vídeo acima como mensagem de Ano Novo. Obrigado, Lydia.

Anúncios

8 comentários sobre “Músicos de rua: inclusão social em uma fundação internacional

  1. Na verdade eh sim o resultado da pesquisa que eu fiz sobre este especifico fato, e apenas em seu blog o encontrei,
    abrax e continue assim!

    Curtir

  2. Jorge,

    Parabens! você tem um site e tanto aqui. Adorei. Viajei por várias páginas, varios posts, li e reli, gostei mesmo. Só estou mesmo comentando para lhe parabenizar e dizer que ganhou um fã.
    Abraços!

    Curtir

  3. Tenho musica brasileira .Sou cantora e composiotora. Compus minha versão de satnd by me
    tel 01192339505
    Sp-Brasil

    Curtir

  4. Olá, Wilma!

    Muito bacana mesmo saber que você tem uma versão para “Stand by me”. Já pensou em também entrar em contato com o pessoal do Playing for change?

    Abraços e obrigado pela visita.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s