Verão com chuva? Visite um museu!

Se você não sabe o que fazer por causa deste verão 2008/2009, que se apresentou chuvoso, que tal visitar um museu? Tenho certeza que as horas passadas em qualquer um deles darão tanto prazer e conhecimento, quanto um dia inteiro torrando sob o Sol. Não se preocupe, eu adoro praia.

Museu Nacional - Quinta da Boa Vista

O Rio de Janeiro têm algumas das maiores coleções em forma de cultura e conhecimento de todo o Brasil espalhadas por vários, para não dizer inúmeros, museus. Um dos principais é o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, antiga residência da família imperial brasileira, no bairro de São Cristóvão. Não se trata apenas de um museu, mas de um centro mundial de excelência no que tange à pesquisa em ciências sociais, principalmente antropologia e arqueologia. Por exemplo, logo na entrada você vai ser apresentado ao Bendengó, o maior meteorito que já caiu sobre estas plagas tupiniquins. Também poderá se deliciar vendo esqueletos de dinossauros que caminharam por aqui há milhões de anos, como também uma excelente e variada coleção de múmias, egípcias e pré-colombianas; e muito mais. Confira, aqui, as exposições permanentes. De quebra, ainda no mesmo lugar, a Quinta da Boa Vista, você pode visitar, ou voltar outro dia, para conhecer o Jardim Zoológico. Em qual cidade do mundo você pode fazer dois passeios diferentes no mesmo dia e no mesmo lugar?

Em vários bairros da cidade você encontrará museus para todos os gostos. No Centro da Cidade, por exemplo, há o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Naval, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte Moderna (MAM). Todos com exposições permanentes. Você também pode tomar o metrô e ir ao Museu da República, no bairro do Catete, o que não leva mais de 15 minutos para se chegar, a partir do centro da cidade. Lá, na exposição permanente, você estará no lugar em que o Brasil foi governado até a mudança da capital para Brasília, em 1960. Não deixe de visitar a exposição sobre Getúlio Vargas, que ali mesmo cometeu suicídio e deu origem a um dos maiores dramas da vida política nacional.

Museu de Arte Contemporânea - Niterói

Do outro lado da Baía de Guanabara, vale a pena ir de barca até Niterói, há o Museu de Arte Contemporânea (MAC), que foi projetado por Carlos Niemeyer. Se você gostaria de ver aviões antigos e uma réplica do Demoiselle, um modelo de avião criado por Santos Dumont depois de ter voado no 14 bis, pode ir ao Museu Aeroespacial que fica na base aérea do Campo dos Afonsos, em Sulacap.

Você ainda pode fazer um passeio muito bacana indo a Petrópolis, a cidade de veraneio da família imperial, e visitar o Museu Imperial. Petrópolis fica na região serrana, a não mais que 64km do centro do Rio de Janeiro.

Ah, sim. O seu interesse é por ciência? Não tem problema. Visite o Museu da Vida, da Fiocruz, a Fundação Oswaldo Cruz, outro centro de excelência em pesquisa de doenças tropicais e referência mundial em pesquisa científico-biológica.

Tá esperando o quê?

Pesquise mais sobre os cerca de 218 museus do Rio de Janeiro e escolha alguns para visitar nas férias deste verão chuvoso de 2008/2009.

Anúncios

3 comentários sobre “Verão com chuva? Visite um museu!

  1. Faltou a lista dos museus paulistas. Então, recomendo alguns:

    Museu Paulista
    Memorial do Imigrante
    Museu da Imagem e do Som
    Museu Lasar Segall
    Museu Ferroviário
    Museu de Arte Sacra
    Masp
    Mam
    Museu de Etnologia da USP

    Curtir

  2. Esse “…centro mundial de excelência…” para o MNQuinta da Boa Vista é muito engraçado!
    Quanto aos dinossauros, guardem lugar para o César – o Rio é candidato! – Maia e Carlos Niemeyer.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s