Acordo Ortográfico 2009 – A Carta de Caminha

Tomemos como exemplo, as primeiras passagens da carta que Pero Vaz de Caminha escreveu a D. Manuel, o venturoso, contando sobre o descobrimento do Brasil, reproduzindo a ortografia do século XV. Tente ler e compreender.

carta-caminha

Snõr

posto que o capitam moor desta vossa frota e asy os outros capitaães screpuam a vossa alteza a noua do acha mento desta vossa terra noua que se ora neesta naue gaçom achou, nom leixarey tambem de dar disso minha comta a vossa alteza asy como eu milhor poder ajmda que pera o bem contar e falar o saiba pior que todos fazer, pero tome vossa alteza minha jnoramçia por boa comtade, a qual bem çerto crea que por afremosentar nem afear aja aquy de poer ma is ca aquilo que vy e me pareçeo. / da marinha jem e simgraduras do caminho nõ darey aquy cõ ta a vossa alteza porque o nom saberey fazer e os pilotos deuem teer ese cuidado e por tamto Snõr do que ey de falar começo e diguo.

Agora que você já leu e não compreendeu muito do que está escrito, leia a mesma passagem com a ortografia vigente em dezembro de 2008, um mês antes de valer o acordo que unifica a ortografia para todos os países de língua portuguesa.

Senhor,
posto que o Capitão-mor desta Vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a notícia do achamento desta Vossa terra nova, que se agora nesta navegação achou, não deixarei de também dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que — para o bem contar e falar — o saiba pior que todos fazer!

Todavia tome Vossa Alteza minha ignorância por boa vontade, a qual bem certo creia que, para aformosentar nem afear, aqui não há de pôr mais do que aquilo que vi e me pareceu.
Da marinhagem e das singraduras do caminho não darei aqui conta a Vossa Alteza — porque o não saberei fazer — e os pilotos devem ter este cuidado.

E portanto, Senhor, do que hei de falar começo:

E digo quê:

Como podemos perceber, as diferenças são enormes e falamos a mesma língua que para cá trouxeram os navegadores portugueses. Nos últimos 508 anos, inúmeras mudanças foram introduzidas na ortografia, como também na forma como pronunciamos as palavras. Por exemplo, no século XVI, a cedilha era usada começando palavras e também antes das vogais “e” e “i”. Hoje é erro crasso cometido constantemente em diversos meios de troca de mensagens escritas.

A pergunta que faço aos professores de língua portuguesa, pois eu sou apenas um professor de história: como fica a questão do hífen em “capitão-mor”? Tá certo, foi só uma brincadeira com os colegas, pois a relevância é mínima, visto esse tipo de posto ter sido reduzido a “capitão”.

Mesmo assim, eu acho que seria bacana tentar fazer com que, e aí seguindo a panacéia que é a interdisciplinaridade, uma aula de história e língua portuguesa possam vir a fazer tabelinha do tipo Pelé-e-Coutinho.

Abaixo está o material, isto é, os links para as duas versões da Carta de Pero Vaz de Caminha e seria bacana, quem sabe, pegar a versão pré-acordo ortográfico – ih…caramba… esse hífen se aplica? – e fazer as alterações que valerão a partir de janeiro de 2009.

Mãos à obra!

Leia também os artigos

 

Anúncios

6 comentários sobre “Acordo Ortográfico 2009 – A Carta de Caminha

  1. Oi Jorge Alberto!
    Você sempre gentil…que bacana! Muito obrigada pela visita!Adorei!
    Com carinho, um abraço!
    Tenha uma linda semana.
    Sill

    Curtir

  2. Olá! Parabéns pelo blog no geral. Achei esse post bem interessante e bacana. Posso posta-lo no meu rascunho de blog fazendo referência ao seu?

    Um Feliz Natal e que venha 2009. 🙂

    Curtir

  3. Guto,

    Bacana você ter gostado do artigo. Sim, acho que será legal você postar em seu blog fazendo a referência para o Recanto das Palavras.

    Abraços.

    Curtir

  4. Pingback: Ensaiando
  5. Postei e deixei a referência seguindo a sua dica oportuna e bem vinda, ok? Valeu! Aos poucos vou me acostumando com a ferramenta. 🙂

    Obrigado e Feliz Natal!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s