Os 200 mais ricos da História em 2008

No momento em que ganhar dinheiro ficou mais difícil por causa da famigerada crise econômico-financeira que caiu sobre nossas cabeças, e era o que devíamos temer que isto acontecesse assim como os gauleses (Asterix e companhia) temiam que o céu desabasse sobre as deles, encontro uma lista em que constam as 200 pessoas mais ricas do mundo em todos os tempos. O link para a lista está no final do artigo e a próxima lista está prevista para fevereiro de 2009.

Os dez mais ricos de todos os tempos

1. Genghis Khan

2. John D. Rockefeller

3. Andrew Carnegie

4. Nicholau II da Rússia

5. William Henry Vanderbilt

6. Osman Ali Khan

7. Andrew Mellon

8. Henry Ford

9. Marcus Licinius Crassus

10. Basílio II, imperador bizantino

A maioria dos 200 mais ricos de todos os tempos são homens e das poucas mulheres, 7 no total, o que corresponde a aproximadamente 3,5% das pessoas que compõem a lista, pelo menos duas delas exerceram grande poder político para que pudessem amealhar os caraminguás que as colocaram nessa lista. Em se tratando de figuras históricas constam da lista a rainha Elisabeth I, da Inglaterra, e Cleópatra. Ambas figuras de destaque, não? Só que a referida rainha para juntar seu rico dinheirinho fazia da pirataria estatal uma das suas fontes de renda. Sim, isso mesmo. A Inglaterra e seus piratas singravam os mares para tomar o ouro e a prata, principalmente, da Espanha que, por sua vez, roubara os metais preciosos dos Astecas e Incas. Portanto, a lógica do “ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão” parece ter servido como salvaguarda para a feiosa rainha.

Outro fato interessante é que o homem mais rico de todos os tempos foi Gengis Khan, que no século XIII governou o império Mongol expandindo seus domínios por vastos territórios e, aos preços de hoje, conseguiu juntar sob seu colchão a inimaginável quantia de 713 bilhões de dólares enquanto viveu.

Império Mongol
Império Mongol - Clique sobre a imagem

Como ensinou o imperador mongol, ser um conquistador, ou tirano ou absolutista – de preferência tudo junto -, é uma das maneiras mais concretas de ficar muito rico, na lista consta, por exemplo, o Czar Nicolau II, que deu o azar de ter os bolchevistas debaixo de sua cama e, como sabemos, foi assassinado junto com a família durante o processo da Revolução Russa. Outros colegas de profissão não tiveram este contratempo e morreram tranqüilamente sobre suas fortunas, como foi o caso do nizam (governante) Osman Ali Khan, Asaf Jah VII (1886-1967), que exercia domínio total no principado de Hydebarad, aos tempos em que a Inglaterra dominava a Índia. Até o avô de Tutancâmon, Amenófis III, pai de Amenófis IV (Akenáton) está entre os magnatas da história, assim como Crasso era um dos homens mais ricos de Roma e fez parte de um triunvirato juntamente com Pompeu e César, que os derrotou e se tornou imperador.

Se você ainda pensa que Bill Gates é o homem mais rico do mundo, pode mudar seus conceitos. Ele é apenas o 21º colocado da lista.

Donos de poços de petróleo aparecem aos montes, sendo que ao contrário do que muitos imaginam, o primeiro dentre eles não é um árabe, mas sim, John D. Rockefeller, que fundou um império chamado Standard Oil – Esso para os pobres mortais –, e em seguida vem uma fieira de califas e príncipes sauditas.

A sua avó ajudou Isaac Merrit Singer e Edward Clark a ficarem ricos, quando compraram as máquinas de costura que levam o nome do fundador da empresa e, acredite, foi quase sinônimo para essas máquinas durante muito tempo.

Daqueles que fizeram dinheiro – muito – com a tecnologia da informática lá estão Bill Gates, seu sócio Steve Ballmer, da Microsoft e Gordon Moore, da Intel.

Muitos dos magnatas só o foram por questão de herança como os Rockefeller e os Astor, mas tiveram tino suficiente para não levar as empresas familiares à bancarrota, o que já é um negócio e tanto visto aquele ditado que diz que “o avô constrói, o pai gasta e o neto destrói”.

Pesquise a lista e obtenha mais informações.

A lista é baseada nas informações recolhidas entre várias publicações especializadas como a Forbes e  são feitos cálculos que envolvem tamanho do território ocupado, idade, manutenção da riqueza nos últimos 16 anos de vida entre outros fatores. A lista de 2008, portanto, é resultado dos cálculos feitos até 2007.

Anúncios

8 comentários sobre “Os 200 mais ricos da História em 2008

  1. Nossa, lista interessante…
    mas o cara ter 700 bilhões é um exagero!!
    tanta gent qrendo $ 1,00 pra comprar um prato de comida!!!
    onde foi parar o dinheiro dele???

    Curtir

  2. E com a crise financeira mundial em 2008, a próxima lista da Fortune poderá sofrer grandes alterações, pois muitas das empresas que quebraram ou estão passando por dificuldades ocuparam os 100 primeiros lugares entre as maiores americanas dos últimos anos.

    Curtir

  3. Prezado Jorge Alberto,

    Gostei de sua matéria sobre os mais ricos. Informações preciosas para um jornalista, como eu, que tem Blogs e escreve regularmente para os jornais do Estado do Amapá. Parabéns.
    Gostaria de saber se posso reproduzir esse material no meu Blog (www.bonfa.wordpress.com).
    Cordial abraço,

    Bonfim Salgado
    Jornalista-chefe do Sistema SBT-Amapá
    Tv Amazônia – canal 13 – Macapá.

    Curtir

  4. Pois é, Mis…

    Como é que alguém pode ter tanto dinheiro assim. Entretanto, o mais interessante, é que ele juntou tudo isso ao criar um império. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s