Numa noite há pouco mais de dois mil anos

– Toc! Toc! Toc!
Ai meu Jeová, quem será a essa hora da noite?
– Toc! Toc! Toc!
– Será algum coletor de impostos? Ou alguém querendo dinheiro emprestado?
– Toc! Toc! Toc!
– Já vou! Já vou! Quem é?
– Sou eu, o anjo Gabriel.
– Anjo Gabriel? Que Gabriel?
– Ora, o enviado do Senhor. Vim fazer um anúncio.
– Muito obrigado, mas não quero comprar nada hoje.
– O que? Não sou vendedor! Sou um emissário do Senhor.
– Olha, esse negócio de Senhor é papo de escravidão que vai ter pra valer, só mesmo lá pelo século XVI e no Brasil, Ok?
– Já tô ficando de saco cheio. Vai abrir ou vai querer conhecer a ira do Senhor?
– Já falei que não quero comprar nada.
– Bem…          CABRUM!!!!!
– Você destruiu a porta da minha casa! Quem vai pagar?
– Alegre-se. O Senhor manda te avisar que será pai de uma criança.
– Peraí! Eu nem casado sou e as minhas cabritas estão inteirinhas.
– Será pai de um menino, O Salvador.
– O que? Ele vai jogar no Botafogo? Vai acabar com a crise? Aí a coisa já muda de figura.
– Não seja ignorante. Você foi o escolhido para ser pai do Messias.
– E quem é a mãe?
– Uma menina que você ainda vai conhecer.
– Tô fora! Como é que posso ser o pai se ainda nem começamos a preliminar? Já vou entrar perdendo de goleada, é?
– Olha aqui, seu Zé Mané. O lance é o seguinte: tu vai registrar o guri e vai ficar famoso pra cacete, sacou? Não vai ter casa no mundo que não tenha um quadrinho de tua família pendurado na parede. E tem mais: se até o dia 19 de março não chover, é certo de ter seca no Nordeste de um país de uma gente que sabe mostrar o seu valor. Quer ver coisa mais importante?
– Hummmm… Mas por que eu fui escolhido?
– Ai, mas como é burro! Tu não é carpinteiro? Então, vais fazer urna porta para fechar o que já foi arrom… Digo, aberto. Sacou?
– Não muito bem. Mas, se ele virar um cara importante eu topo.
– Beleza! AÍ RAPAZIADA DA FALANGE! DIZ PRO HOMEM QUE ELE TOPOU!

Tocam as trombetas do Senhor.

Feliz Natal.

* Esse texto foi escrito por mim, em 1999. Fiz apenas algumas adaptações para torná-lo um tantinho atual.

Deixe um comentário

