El Caganer, uma tradição do Natal na Catalunha

Sim, é isso mesmo que você está pensando. Algumas tradições natalinas são realmente estranhas, como as estatuetas feitas na Catalunha (Espanha), que são conhecidas por “El Caganer”.

El Caganer

Clique sobre a imagem para ver o slideshow, com várias estatuetas como as de Barack Obama, Ronaldinho Gaúcho, Angela Merkel, primeira-ministra da Alemanha, Gordon Brown, primeiro ministro da Inglaterra, Hugo Chávez e o campeão de vendas, George W. Bush, que passou oito anos cagando para o mundo. Acho que deve haver uma relação entre qualidade política ou da personalidade retratada com a quantidade de voltinhas que os objetos depositados por eles ao solo fazem. Prestem atenção a este detalhe.

A utilização dessas estatuetas remonta ao século XVIII, tendo sido uma representação, digamos um tanto obscura, de uma tradição agrícola de fertilidade do solo. É aquela questão de adubar a terra de maneira orgânica. Portanto, começaram a surgir estatuetas de camponeses, de cócoras e… cagando. Pois, estariam adubando o solo para melhores colheitas nos anos vindouros. Sinal de boa sorte e prosperidade.

Com o passar do tempo, outras figuras passaram a ser incorporadas e basta ser um tantinho famoso para que qualquer personalidade, não importando a área; seja política, esporte, música para ter sua imagem representada descolando um barro. Como vocês podem ver na imagem abaixo, Lula, o nosso presidente, está ao lado de Evo Morales fazendo aquilo que a América Latina faz há anos, ou seja, cagadas fenomenais. O Evo achando que a Bolívia pode roncar alto e o Lula pensando que os tiranetes de ocasião são uns santos, só por que foram eleitos. O problema é que acabam se perpetuando no poder através de golpes brancos que dão na Constituição de seus países como o Rafael, presidente do Equador.

 Clique sobre a imagem 
Clique sobre a imagem para ver o vídeo.

Na Catalunha, as crianças são motivadas a procurar um boneco do El Caganer, da mesma forma que todos perguntavam “Onde está Wally”. Logicamente que a figura cagante pode ser escondida, mas se for colocada no presépio, é sugerido que seja um tanto discreta.

A empresa Terra i Mar é a responsável pela produção dessas estatuetas e vende cerca de 25 mil delas por ano, que são dadas de presentes como uma manifestação do Natal.

Este artigo foi escrito a partir da matéria (S)catalonia’s Fecal Christmas Festivities, de Josh Ward, para o SpiegelOnline.

Anúncios

10 comentários sobre “El Caganer, uma tradição do Natal na Catalunha

  1. Taí uma tradição que tem a cara deste país. Mas, sim, fica difícil imaginarmos os pinheiros, os velhinhos gorduchos e vestidos de vermelho, a falsa neve, as bolas de um colorido brilhante, – a parafernália importada – sendo trocada pelas inúmeras, ferventes e malcheirosas cagadas tão genuínamente brasileiras.

    Jorge, você descobre cada uma… Vivendo e aprendendo… Adorei!

    Bjs e inté!

    Curtir

  2. Jorge:

    Rindo demais, aqui. Cada coisa que você descobre! Olha, pode ser humor escatológico, ou nacionalista, mas que o do Ronaldinho é bem mais “singelo” do que o da Angela Merkel… ah! isso é..rs.
    Beijos

    Curtir

  3. Iêda, Ju e Lucia,

    Eu também ri muito quando comecei a ler e ver a matéria. Pelo menos é engraçado, mesmo que saibamos as conseqüências desse ato que, querendo ou não, iguala toda a humanidade. 🙂

    Curtir

  4. Salve Jorge,

    Tudo na paz?

    Algum tempo que não passava aqui. Fiquei feliz com sua visita.

    Hoje publiquei um excelente texto do Ricardo Freire. Acho que você vai gostar.

    Grande abraço

    Neo

    Curtir

  5. Quanto às tradições…

    Cada país com a sua né, mas que algumas coisas são BEM esquisistas.. ah, isso é!

    Abraço do Neo

    Curtir

  6. não sei se o meu comentário sobre uma referência ao seu blog no meu rebloggando não foi enviado acertadamente. caso tenha falhado, estou aqui pra reiterar: tem uma referência ao seu blog lá no rebloggando. é só pegar. bj.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s