O Rock and Roll veio mesmo da África

O Rock ‘n’ Roll é filho da África, por causa de alguns traços culturais da música africana, que permaneceram e foram digeridos no mundo ocidental.

Você usa canetas para escrever. Escova os dentes com um objeto que se adapta ao formato de sua boca para, assim, lavar seus dentes. Se usa óculos enxerga melhor. Conhece as letras do alfabeto e forma palavras… Pode parecer ridículo, mas essas pequenas amostras representam traços culturais. Um traço cultural é aquilo que, associado a um outro produto material dá sentido ao objeto inicial. Óculos só são óculos por que estão ligado às lentes. Partindo desse princípio, podemos, e vamos comprovar o título do artigo.

Para isso bastam a boca e uma simples corda, que pode ser de metal, fibra, tripa de animais que, ao serem esticadas produzem vibração e, conseqüentemente, som. Este som pode modular de acordo com a, digamos, embocadura, ou como no caso apresentado, a forma como a cavidade bucal fará o som reverberar criando, assim, sons agudos, médios e graves. Até mesmo é possível cantar melodias utilizando essa forma de percussão bucal, pois o som, como dito, reverbera na boca, como é apresentado no vídeo abaixo:

Arc Music African

Então, sendo assim, já que não pretendo qualquer academicismo ou algo etnomusical, é possível perceber que a milenar música feita na África deu origem ao Rock ‘n’ Roll e suas variações. Vejam os vídeos. O balanço é praticamente o mesmo e tanto o africano quanto o guitarrista Peter Frampton estão unidos por um traço cultural.

Peter Frampton – Show me the way

7 comentários sobre “O Rock and Roll veio mesmo da África

  1. Puxa, achei seu blog muito legal! Estava pesquisando sobre algumas fotografias… E apareceu nos resultados do Google sobre uma foto da Grande Guerra em tons coloridos.
    Confesso que não sabia sobre essa tal origem… Na África! Seu blog é bastante interessante e a linguagem que você utiliza é formal e bem compreensível.
    Adoro aprender coisas novas.

    Curtir

  2. Oi Milena,

    Muito obrigado pelas palavras e pela visita.

    Realmente, a internet, se mostra como uma grande fonte de conhecimento. Sempre nos surpreendemos com determinadas coisas que encontramos e o mais bacana de tudo é que sempre aprenderemos um pouco mais.

    Abraços.

    Curtir

  3. SIMPLESMENTE MARAVILHOSO ESTE UNIVERSO DA MÚSICA E DOS INSTRUMENTOS PRESENTE EM NOSSAS VIDAS QUERO DEIXAR AQUI O COMENTÁRIO À RESPEITO DE NOSSO BERINBÁU QUE COM UM GALHO UMA PEDRA UMA VARETA E UMA CABAÇA E UM PEQUENO CHOCALHO FAZ UM SOM MARAVILHOSO QUE TANTO EMBALA NOSSAS RODAS DE CAPOEIRA….
    SINTO-ME ORGULHO DESTA DIVERSIDADES DE SONS QUE NOS EMBALAM…..

    Curtir

  4. Interessante a ligação q faz entre essa técnica africana, que na minha opinião é algo muito mais próximo ao nosso berimbau nitidamente africano.

    Já ligar ao rock’n’roll como um ritmo, música, estilo de vida, etc é um tremendo exagero. Sabemos que o rock se origina nos EUA vindo principalmente do Blues, mas não tem como não falar do Jazz, do gospel, ritmos originalmente praticados pelos negros americanos? Sim, sem dúvida, mas africanos não.

    Curtir

  5. Ora, ora, ora… essa é uma novidade para mim.
    Se formos parar para pensar, a maioria dos ritmos que conhecemos vem da cultura negra.
    Acho que o Mau acima se engana um pouco, o rock pode ter raiz do africano? Sim, mas originou nos EUA, a partir do blues, jazz e etc… mas quem começou com a brincadeira destes ritmos??? OS NEGROS! Claro!!!!
    Olha, e eu ainda acho um absurdo que as pessoas tenham preconceitos contra os negros, pois são tão inteligentes e talentosos quantos os brancos!
    Mas isso é papo para outra discussão!
    Adorei o post. Mais uma para minha “enciclopédia” pessoal rs…

    Grande Abraço Jorge,

    Camila – Acayrã.

    Curtir

  6. Estou sem palavras…
    Primeiro: amei o vídeo Arc Music African!Perceber a música fluir é algo assim ÍMPAR!Um “achado” seu. Uma achado d quem bem sabe procurar…
    Segundo: a relação com o rock,por analogia, e o rock mostrado: Show me the way! Vibrei!

    Eu visito constantemente seu blog, mas não tenho comentado pra não ser repetitiva pois sempre gosto do que você aborda e de como aborda.

    Sempre vale muito visitar aqui. E hoje não foi diferente…

    Curtir

  7. Você poderia dizer sim, que o Blues veio da Africa, mas o Rock and Roll?

    Mais uma vez, alguem tenta rebaixar algo, que infelizmente no Brasil é discriminado.

    Rock and Roll veio do Blues, mas não totalmente. Hoje temos varios estilos, e sinceramente, não vejo nenhum parecido com “Batuques” da Africa.

    O Rock and Roll é nitidamente Americano ( Jeans, estilo de musica ).

    Definitivamente, o Rock não veio da Africa.

    Curtir

Deixe um comentário