Samba, Samba: a história da música brasileira

Programa original da BBC, chamado Brasil, Brasil: Samba to Bossa narrado em Inglês com legendas em Português, que foi divido em 6 partes de aproximadamento 10 minutos, em que a música brasileira é analisada desde a origem do Samba até a Bossa Nova; contando com depoimentos de historiadores e músicos como Paulinho da Viola, Carlos Lyra, Roberto Menescal entre outros. Além disso, são apresentadas as várias “músicas” do Brasil, de Norte a Sul, bem como a forma pela qual os vários governos se aproveitaram dessa manifestação cultural. Atenção ao fato de Getúlio Vargas ter percebido que a música seria um fator de integração nacional. 

“Um documentário sobre música brasileira e músicos brasileiros, procurando a verdadeira identidade do Brasil através de sua música – a música como uma metáfora cultural e nacional do verdadeiro eu. Muito interessante e por vezes revelando mesmo para nós brasileiros” (Salmax, em seu canal do Youtube).

Anúncios

10 comentários sobre “Samba, Samba: a história da música brasileira

  1. Muito bom, Jorge, o seu achado. É raro documentários a respeito do Brasil de coisas boas e belas. Geralmente se coloca a questão da Amazônia, os problemas com a violência e a miséria do país. Sem contar que somos considerados (pelos americanos e europeus) um bando de tupiniquins atrasados, que só sabem pular carnaval e jogar futebol. Ótimo post! Obrigada pela visita ao meu “Perfume…”. Gostei muito do seu espaço; é aconchegante!

    Curtir

  2. Sim, a BBC prima pela qualidade quando se trata de documentários, Alessandro. A qualidade desses vídeos é logo percebida e conseguimos identificar a origem.

    Abraços e obrigado pela visita.

    Curtir

  3. Luciana,

    Também achei seu blog muito bom. Seu texto corre fácil e você é sempre atenciosa com seus leitores. Farei um link aqui nos meus blogs bacanas.

    Realmente nos surpreendemos quando não somos vistos sob as lentes daquele estereótipo de latino-cucarachas em que nos metem. Na verdade, eles sempre aparecem por aqui quando precisam beber na fonte digamos, em termos de música, e outras coisas mais. Eu usarei esse vídeo nas minhas aulas.

    Obrigado pela visita e palavras.

    Curtir

  4. Olá, baixei esse vídeo, mas onde estão as legendas EM PORTUGUÊS? Poderia me informar?
    Abs!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s