Quanto tempo seu computador leva para inicializar?

Se você não sabe bem o que fazer quando liga seu computador e fica esperando para que ele inicialize todas as operações, leia o artigo abaixo¹:

Este é o buraco negro da era digital: os infindáveis três minutos até que seu computador esteja apto a trabalhar, e isso tem levado algumas pessoas a quase arrancarem os cabelos até que possam começar a fazer alguma coisa.

Há quem afirme que dá tempo de tomar um café e escovar os dentes como Mônica Loos, que inicia um negócio de vendas online de artigos de escritório.

A explicação para a demora está no fato de que na era pré-internet, nenhum de nós estava realmente com pressa para enviar um e-mail (bastava telefonar), pesquisar fontes (bastava ir a uma biblioteca), conversar (bastava ir para a esquina) e, entre outras facilidades internéticas, aplicar na bolsa de valores (bastava contratar uma corretora). Hoje, ao contrário, ao sentarmos diante dessa máquina de fazer doido, como dizia Sergio (Stanislaw Ponte Preta) Porto sobre a televisão, queremos que o computador comece a funcionar tão rápido quanto uma televisão ou um rádio.

Os especialistas creditam ao telefone celular a culpa por essa suposta impaciência. Basta abrir que o danado já pode começar a falar e ouvir, assim como, jogar e fotografar. De acordo com Gary Small, professor do Semel Institute for Neuroscience and Human Behavior da Universidade da Califórnia, Los Angeles. "O nosso cérebro tornou-se impaciente com o processo de inicialização", disse. "Fomos mal-acostumados pelos celulares e smartphones em geral.”

Uhr

Tanto os fabricantes de Hardware, como H.P., DELL e Lenovo; assim como a Asus, maior fabricante de componentes para computadores do mundo, prometem melhorias no sentido de cada vez mais diminuir o tempo entre o clique no interruptor até o momento em que você poderá efetivamente usar a máquina. A Microsofot, por exemplo, garante que os usuários do Vista, que ainda não emplacou no mercado, não perdem mais que 30 segundos entre esses dois momentos. Como eu ainda sou devoto do XP, ligo o computador e vou até a cozinha buscar café ou fazer outra coisa qualquer. Isso me dá a sensação de não ter tempo perdido², que é o que também identificaram os pesquisadores da H.P., ao questionarem algumas pessoas a respeito da demora.  O tempo que o computador dessas pessoas levava até começar a funcionar plenamente, em média 5 minutos dava, psicologicamente, a sensação de eternidade e tempo perdido.

Também não adianta pensar como uma parcela dos entrevistados que, para não terem essa sensação, deixam seus computadores em modo de espera; entretanto, em muitos casos, o “despertar” é tão lento quanto se tivessem religado a máquina.

Quais seriam, então, as sugestões até que os computadores venham de fábrica mais rápidos? Há empresas que criam programas que incializam os computadores mais rápido, como a DeviceVM, que criou o Splashtop, que é vendido a preços que variam entre US$ 1,00 e US$ 2,00 para empresas que fabricam computadores.

A competição entre as empresas é tão acirrada e as margens de lucro são tão tênues que qualquer alteração é alardeada como o supra-sumo da eficiência, deixando, assim, a concorrência para trás.

Na verdade, tudo o que nós queremos são computadores que, tal como carros de corrida, façam de 0 a 100km em poucos segundos.

_______________________
¹ Este artigo é uma livre tradução feita por mim, do artigo, “In Age of Impatience, Cuting Computer Start Time” de Matt Ritchell e Ashlee Vance, para o New York Times – Technology, de 25/10/2008.

² Nota do tradutor.

Anúncios

3 comentários sobre “Quanto tempo seu computador leva para inicializar?

  1. Nem me fale… meu computador só não é tão lendo pois tenho uma boa placa de video.
    Mas ainda me lembro quando eu tinha um “Celeron 633 Mhz” kkkk

    Um abraço
    Gosto deste blog

    Curtir

  2. Mais atualmente o meu inicia rapido, mas não quero nem saber do Vista, sou satisfeito com o Xp, e só não uso linux por causa da incompatibilidade com programas que uso como o PSP.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s