Eleições nos EUA, uma cobertura diferente

A BBC enviou um repórter para cobrir as eleições nos EUA numa série de reportagens chamada Cruzando os EUA; porém, as reportagens não se constituem numa tradicional cobertura política. É mais uma pesquisa de campo, envolvendo um tanto de sociologia, etnologia, música, relato de viagem e depoimentos bastante interessantes.

Eu sempre imaginei que a antiga metrópole também tentasse entender cada vez mais as contradições de sua ex-colônia e saber como chegou aonde chegou, o país que dita as regras da economia mundial, isso para não falar na exportação de sua cultura e way of life para o mundo inteiro.

Tudo se dá numa jornada em um ônibus especialmente estilizado (ver abaixo) como se fosse uma espécie de caravana ou missão exploradora, eu diria, aos recônditos da alma norte-americana. O repórter Jon Kelly , um escocês; logo, britânico, conta-nos, por exemplo, como a divisão entre democratas e republicanos pode afetar Nashville, a capital da música country que, segundo nos informa, é a trilha sonora da direita. Também foi interessante saber que, como se quem gosta de música não soubesse, que Elvis aprendeu a cantar, ou melhor, iniciou sua vida na música, indo às igrejas batistas freqüentadas por negros para ouvir (e aprender) a forma como eles cantavam. Tanto que muita gente pensou que aquele era mais um negão que cantava blues e R&B, quando o ouviam no rádio ou em discos.

Clique sobre a imagem 

Clique sobre o ônibus para ler a mais recente reportagem.Vale a pena conferir. Depois, se você achar legal, pode ir lendo o restante no site da BBC.

As reportagens:

6 – O hambúrguer e os outros símbolos americanos em Ohio

5 – Música country reflete fidelidade partidária em Nashville

4 – Quando falar de eleições parece banal

3 – No Missouri, eleição começa na escola

2 – Memphis fala de Elvis e segregação

1 – A vida em um ‘Trailer Park’ no Mississipi

—–
* A imagem que ilustra esse artigo pertence ao site da BBC Brasil.

Anúncios

2 comentários sobre “Eleições nos EUA, uma cobertura diferente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s