10 Filmes sobre professores

O Anjo Azul

anjoazul Alunos de ensino médio trocando figurinhas durante a aula. É com este cenário que começa a lenta, porém crescente, degradação da vida do professor de artes e ciência, Immanuel Rath (Jannings). Quando este descobre serem as figurinhas fotos de mulheres semi-nuas conseguidas na casa de espetáculos Anjo Azul, que seus alunos freqüentam, Rath vai lá tirar satisfações com os garotos, e acaba conhecendo a cantora de cabaré Lola Lola (Dietrich).

 

Ficha técnica:
Der Blaeu Engel
Alemanha (1930)
Direção: Josef von Sternberg
Emil Jannings …. Prof. Immanuel Rath
Marlene Dietrich …. Lola Lola
Veja uma cena no Youtube.

 

Adeus, Mr. Chips

adeus_mr_chips Baseado no romance de James Hilton, este filme conta a história de um introspectivo diretor inglês, Mr. Chippings (Robert Donnat), que dedicou toda a sua vida aos seus alunos. A história começa no início de sua carreira escolar quando, apesar de muito dedicado, o jovem professor não consegue ser popular com os estudantes. Apesar de continuar determinado a ser diretor de escola, ele simplesmente é muito fechado em si para tanto. Depressivo, resolve escalar e conhece Katherine Ellis (Greer Garson). Os dois acabam se encontrando novamente no Danúbio, em Viena, onde numa noite de muita valsa, eles se beijam pela primeira vez. Katherine e o professor se casam e, após ganhar a confiança de seus pupilos e pensar ter uma vida perfeita, uma tragédia muda por completo o rumo de seu destino.

Ficha técnica:
Goodbye, Mr. Chips
EUA (1939)
Direção: Sam Woods
Robert Donat……Mr. Chips
Greer Gerson…..Katherine
Veja uma cena no Youtube.

Ao Mestre Com Carinho

00501 Um jovem professor enfrenta alunos indisciplinados e desordeiros, neste filme clássico que refletiu alguns dos problemas e medos dos adolescentes dos anos 60.

Ficha técnica:
To Sir, With Love
Inglaterra (1967)
Direção: James Clavell
Sidney Poitier…..Mark Thackeray
Veja uma cena no Youtube.

 

Conrak

conrak É a história de um professor. Que vai trabalhar com as crianças mais carentes, mais assustadas, mais analfabetas, mais medrosas de que já se ouviu falar… E isso, em pleno Estados Unidos, nos anos 70. Num estado do sul. Espantosa a pobreza e a ignorância. Das crianças, das famílias, da diretora da escola.

Ficha técnica:
Conrak
EUA (1974)
Direção: Martin Ritt
JohnVoight…..Pat Conroy

 

Um Diretor Contra Todos

Produto_P_10547.gif As coisas não andam fáceis para Rick Latimer (James Belushi). Sua mulher pediu o divórcio, seus amigos estão sempre apartando brigas, e o conselho escolar não sabe o que fazer com um professor que arruma mais encrenca do que seus alunos.
Quando parecia que nada mais poderia dar errado, Rick é "promovido" a diretor da Brandel High, a pior escola do município.
A maioria dos estudantes da Brandel são delinqüentes e os professores têm muito medo para fazer alguma coisa. Até parece que a venda de drogas e a delinqüência fazem parte do currículo. Mas Rick não tem mais opção. Ele tem que fazer a Brandel funcionar ou morrer tentando…

Ficha técnica:
The Principal
EUA (1987)
Diretor: Christopher Cain
James Belushi……Ricky Latimer
Louis Gosset Jr……..Jake Phillips
Veja uma cena no Youtube.

 

Sociedade dos Poetas Mortos

sociedade-dos-poetas-mortos-poster01t Um carismático professor de literatura chega a um conservador colégio, onde revoluciona os métodos de ensino ao propor que seus alunos aprendam a pensar por si mesmos.

Ficha técnica:
Dead Poet Society
EUA (1989)
Direção: Peter Weir
Robin Williams…….John Keating
Ethan Hawke……….Todd Anderson
Veja uma cena no Youtube.

 

Clube do Imperador

clubedoimperador William Hundert (Kevin Kline) é um professor apaixonado pela história antiga. Mas um aluno em especial começa a incomodar. Trata-se do arrogante Sedgewick (Emile Hirsch), filho de um respeitado senador, que inicia uma guerra particular com o mestre. Uma batalha de egos e vontades que segue durante mais de 25 anos.

 

 

Ficha técnica:
The Emperor´s Club
EUA (2002)
Direção: Michael Hoffman
Kevin Kline…..William Hundert
Emile Hirsch…..Sedgewick Bell

 

O Preço do Desafio

poster_16076 A trajetória de um professor boliviano contratado para dar aulas de matemática em um colégio americano de periferia. Mas, ao estilo de ”Ao Mestre Com Carinho”, descobre que os alunos são dos mais problemáticos, pouco preparados e completamente arredios. No entanto o professor insiste e consegue, com suas técnicas e muito de amabilidade, conquistar a todos.

 

 

Ficha técnica:
Stander and Deliver
EUA (1988)
Direção: Ramón Menéndez
Edward James Olmos…..Jaime Escalante
Lou Diamond Philips……Angel Guzman

 

Mr.Holland – Adorável Professor

mr-holland-poster02t Para poder sustentar sua família, um jovem compositor aceita dar aulas enquanto compõe sua sinfonia. Porém, após 30 anos vendo seus alunos se formarem, ele tem uma grande surpresa quando está perto de se aposentar.

 

 

 

Ficha técnica:
Mr. Holland´s Opus
EUA (1995)
Direção: Stephen Herek
Richard Dreyfuss………Glenn Holland
Glenne Headly………….Iris Holland
Veja uma cena no Youtube.

 

O Sorriso de Monalisa

sorriso O ano é 1953, e as meninas do colégio Wellesley, um dos mais tradicionais dos Estados Unidos, se preparam para mais um ano letivo. As alunas terão uma nova professora de História da Arte: Katherine Watson (Julia Roberts) conseguiu a vaga depois de lutar muito, a ponto de atravessar o país, deixar a ensolarada Califórnia e o namorado para viver na fria costa leste.

 

 

Ficha técnica:
Mona Lisa Smile
EUA (2003)
Direção: Mike Newell
Julia Roberts…….Katherine Watson
Kirsten Dunst……Betty Warren
Veja o trailer do filme no Youtube.

Anúncios

25 comentários sobre “10 Filmes sobre professores

  1. O preço do desafio! muito bom! O clube do Imperador também, Mr.Holland! filmes excelentes hehehe, pena que nunca tive nenhum professor como os personagens hehehe

    Curtir

  2. Uma lista maravilhosa de filmes sobre mestres e seus méritos de ensino, porém creio que tenham esquecido de mencionar um filme muito marcante também.
    Mentes Perigosas com Michelle Pfeiffer assistam é ótimo.

    Curtir

  3. Todos professores estão convidados a assistir o filme “Vem dançar”.
    O filme aborda questões de disciplina,de buscar o novo e fazer a diferença.
    Depende de cada um de nós.Quero que meus alunos mudem de comportamento e eu quanto professor, mudo as táticas para motivá-los.
    Vale a pena ver e rever.

    Curtir

  4. Faltou um clássico dos nossos tempos: “Código 187”.
    Título Original: One Eight Seven
    Trata da realidade de muitas escolas e da ação inusitada de um professor. Acredito que muitos queriam ter a mesma atitude dele.
    Com Samuel L. Jackson

    Curtir

  5. Apesar de conter alguns “erros didáticos” sempre passo para meus alunos de estágio o filme Mentes Perigosas, com Michelle Pfifer. Bem clichê, a professora que nunca havia lecionado chega na escola cheia de vontade de mudar o mundo. Mas é jogada na “academia”, uma espécie de EJA ou aceleração. Ao se deparar com alunos desmotivados, desvalorizados, alguns envolvidos com drogas e um currículo ridículo, ela resolve mudar as coisas. Rende boas discussões em sala de aula. E todas as indicações daqui são ótimas!!!Parabéns!

    Curtir

  6. amei suas classificações! sou professora no Pará e possuo uma lista c 22 filmes dessa linha, inclusive 2 dos seus, fazem parte dela.De todos os que já assistir o que mais motivou-me foi a “Escola da Vida”.

    Curtir

  7. Eu acho, Marla, que nenhum filme consiga retratar a realidade do assunto de forma profunda. Entretanto, como você bem lembrou, mesmo ao arranhar a borda apenas, percebemos o quão é difícil e complicado exercer o magistério.

    Abraços.

    Curtir

  8. Gostaria de indicar o filme Escritores da liberdade… excelente.

    Nao assiste a todos os filmes relacionados aqui, mas Gostei muito de Ao mestre com carinho. Lindo!

    Curtir

  9. Muito boa a lista
    Posso deixar uma sugestão meu mestre minha vida.
    Também estou a procura de um filme que um jornalita e convidado a assumir como diretor de uma escola problematica.
    A única coisa que lembro é que ele pede a um dos alunos grafiteiros que desenho o que ele quizer na parede de entrada da escola e o aluno desenha um Pegaus.
    O filme é baseado em fatos reais.
    Se alguem souber o nome dele poderia por favor me informar.

    Grato

    Curtir

  10. Amei esta lista,segui algumas sugestões e gostaria que me ajudassem a encontrar o nome de um filme a que assisti na faculdade e sinto vontade de ver novamente.O enredo trata de um professor de inglês conservador, extremamente rígido,por quem a maioria dos alunos têm respeito mas pouco afeto…Um de seus alunos,depois de ser severamente repreendido em sua aula,resolve lhe presentear com um livro raro que encontra em um sebo…Quem souber o nome,por favor,envie para mim.

    Curtir

  11. Olá, Marise! Muito bacana saber que você gostou da lista de filmes apresentada. Quanto ao filme que você procura, se não me engano é o Clube do Imperador (The Emperor’s Club), com o Kevin Kleine, não?

    Espero ter ajudado.

    Um abraço e obrigado pela visita.

    Curtir

  12. Salve Jorge,

    Que lista maravilhosa de filmes.
    Já assisti a alguns aí e todos estão na lista dos melhores filmes. Destaque para ‘Sociedade dos Poetas Mortos’ e ‘Coach Carter – Treino para a Vida’. Realmente espetacular!

    Grande abraço

    Neo
    twitter.com/todosossentidos

    Curtir

  13. Gostaria…de saber o nome de um filme em que um professor é acusado de assediar uma aluna,porém descobre-se depois que ele e a aluna estavam armando pra tirar dinheiro de sua mãe (mãe da aluna) pois ela é uma pessoa muita rica.(a mãe) da aluna.

    quem souber mande a resposta ou sugestões p/ este e-mail:
    ec.entretenimento@gmail.com

    já procurei no Goolge e outras sites de pesquisas,até agora sem sucesso.assitir este filme señ me falha a mémoria no SuperCine da Globo.

    Curtir

  14. Olá. Adorei seu blog, achei muito significativo e amplo. Parabéns! Você me permitiria expandir alguns informes seus sobre literatura brasileira em meu blog? Claro que eu conservarei a fonte e farei a exposição de seu blog com seu endereço para que meus alunos procurem mais informes. NA VERDADE, TRABLHO EM ESCOLAS DA REDE PARTICULAR E OFICIAL E ACHO QUE DEVO INCENTIVÁ-LOS À PESQUISA E AO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA WEB E DO HIPERTEXTO.

    Curtir

  15. Gostei de todas as dicas, não consigo lembrar de mais nenhum, a não ser o filme “A Onda”. Ele é surpreendente e muito incômodo.
    Professor propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo. Em pouco tempo, seus alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério o professor decide interrompê-lo, mas aí já é tarde demais.

    Curtir

  16. Muito bem lembrado, Fabiana. Eu vi uma versão desse filme feita há alguns anos. Realmente, a história é assustadora por mostrar como é fácil manipular as pessoas e a coletividade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s