O Amazonas é o maior rio do mundo

Logicamente que não tem aquela sensação de primazia desenfreada que motivou uma disputa ente Richard Francis Burton e John Speke que descobriram a nascente do Rio Nilo e que envolveu trabalho em conjunto num primeiro momento, usurpação de idéias a seguir, ressentimentos e um suicídio, tudo isso muito bem representado no filme As Montanhas da Lua.

Agora, pesquisadores brasileiros provaram que, ao contrário do que se pensava há séculos, o Rio Amazonas é o maior rio do mundo em extensão. Até então havia uma distinção no sentido de que esse rio, que nasce nos altiplanos peruanos e deságua no Oceano Atlântico, tendo boa parte de seu curso em território brasileiro, era tido como o maior rio do mundo em volume de água. Alguns pesquisadores norte-americanos, com tintas nacionalistas carregadíssimas, insistiam em afirmar que o sistema hídrico Mississipi-Missouri seria maior que o rio Amazonas; provou-se que estavam errados. Mas, como sabemos, geografia nunca foi o forte dos irmãos do norte.

Portanto, em agosto desse ano, pesquisadores do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) concluíram que o rio Amazonas, com 6992 km é maior que o Nilo em 140 km, após levantamentos de campo e também através de análises feitas por satélite.

Um rio quase sempre exagerado: nasce como um fio de água que escorre em meio de rochas a 5.500 metros de altitude em um ponto próximo de uma montanha conhecida como o nevado Mismi, nos Andes peruanos, forma cachoeiras monumentais e acolhe águas turvas, cristalinas e escuras de outros 7 mil rios. É eixo de uma bacia hidrográfica do tamanho de dois Méxicos, que despeja no Atlântico 3 milhões de toneladas de sedimentos por dia, como se corroesse e carregasse em quase um mês um morro como o Pão de Açúcar, a rocha mais famosa do Rio de Janeiro.

Há milhões de anos, quando do surgimento dos Andes, o Amazonas inverteu seu curso e passou a desaguar no Oceano Atlântico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s