Escritores norte-americanos são ignorantes?

Será que os autores norte-americanos não merecem mais o Prêmio Nobel de Literatura?

Essa é a pergunta que todos estão fazendo após a declaração de Horace Engdahl, secretário permanente da Academia Sueca, que durante vários anos participou da secretíssima comissão de 18 pessoas responsáveis pelas escolhas de quem ganharia ou não o cobiçado prêmio.

lit_engdahl_teaser Como professor de literatura escandinava e crítico literário, talvez ele tenha condições de dizer o que disse, como, por exemplo, que os escritores norte-americanos eram “muito sensíveis à evolução da sua própria massa cultural”; levando para baixo a qualidade dos escritores dos Estados Unidos. E ainda completou: “Os Estados Unidos são demasiado isolados, demasiado provincianos. Eles não traduzem o suficiente e não participam do grande diálogo internacional da Literatura”. E sendo mais duro ainda, completou: “Isso é ignorância moderada”.

Anúncio do Prêmio Nobel de Literatura
Os nomes dos laureados este ano para o Prêmio Nobel de Literatura serão anunciados durante uma conferência de imprensa na Academia Sueca em Estocolmo. O anúncio será feito na web no nobelprize.org

Segundo a tradição, a Academia Sueca irá definir a data para o seu anúncio de 2008 o Prêmio Nobel de Literatura mais tarde.

As perspectivas de Philip Roth e Joyce Carol Oates vencerem o Nobel de Literatura, agora, parecem que foram esvaziadas após essa descrição da literatura e escritores norte-americanos. A autora Toni Morrison foi a última pessoa nascida nos Estados Unidos a ganhar o Prêmio Nobel, e isso foi há quinze anos.

Afirmações duras? Concordam ou não?

Como se fosse uma espécie de embate entre países, Horace Engdahl continua atacando ao dizer que, “Não se pode negar que a Europa ainda é o centro do mundo literário… não os Estados Unidos”.

Por isso, o The Guardian, procurou saber se houve algum engano quando dessa declaração, a resposta foi taxativa: “A atribuição do prêmio não leva em consideração a nacionalidade do escritor”. Horace Engdahl, declarou: “não havia razão para nenhum autor específico para aborrecer-se pelas minhas observações”. Alguém acredita nisso? Vejam a lista dos últimos laureados e notem se não há, também, motivações políticas. Portanto, ligadas à nacionalidade de quem vence (n.t).

Abaixo está a lista de autores que tem chance de ganhar, mesmo que dentre os 200 nomes indicados, ninguém além dos jurados saberá quem é o vencedor até o dia do anúncio. A ordem obedece às probabilidades de votos computadas pela Ladbrokes, uma casa de apostas:

Claudio Magris (Itália) – Probabilidade: 3 para 1
Adonis (Síria) – Probabilidade: 4 para 1
Joyce Carol Oates (EUA) – Probabilidade: 7 para 1
Philip Roth (EUA) – Probabilidade: 7 para 1
Don DeLyllo (EUA) – Probabilidade: 10 para 1
Thomas Pynchon (EUA) – Probabilidade: 20 para 1

Os últimos escritores escolhidos tiveram uma clara influência européia ao vencerem. Portanto, a tendência é que os norte-americanos fiquem de fora mais uma vez.

Detalhe: O Nobel de Literatura não tem data fixa para ser anunciado como são os das outras categorias. Segundo a

Esse artigo foi inspirado após a leitura do artigo Nobel judge attacks ‘ignorant’ US literature, de Alison Flood, no The Guardian, em 01/10/2008.

Anúncios

2 comentários sobre “Escritores norte-americanos são ignorantes?

  1. Os americanos tem um imenso compromisso com a industria cultural, isso reflete na mediocridade da maioria dos escritores. A população americana em geral é ignorante, só olham para si.

    Curtir

  2. Reportagem bem interessante.

    A população de qualquer país do mundo, em geral, é ignorante. Não por isso, medíocre. E os norte-americanos, em geral, não são medíocres.

    Eles não votariam, jamais, em Lula com similar.

    Espero agora o típico ataque: “mas votaram no Bush”. E respondo: “imensa felicidade teríamos se nosso presidente fosse um Bush”!

    Fujam ao lugar-comum, tolos – em nome do bom-senso, por favor! Nos EUA, a maior parcela das pessoas, se defende um republicano ou um democráta, sabe argumentar, explicar razões para isso.

    Aqui, onde a “galera” alega ser “incrivelmente mais esperta” do que eles, no máximo, em defesa do Apedeuta-Presidente, consegue ficar no repetéco de sempre: “porque os programas assistencialistas fazem com que pessoas não passem fome…”.

    Voltando ao post!

    Sim, é uma questão política. A Europa só vê luz nos EUA na pessoa do Al Gore. Se Obama ir ao trono, talvez um norte-americano ganhe esse Nobel, você verá – só peço que não seja o Michael Moore. Ó Deus!

    A Europa se veste do Welfare State (aquela mutação capitalimo-socialismo) e vem sendo dominada pela esquerda-“social”-“democrática”-“cristã”, (como se desse liga o conjunto dos nomes!). Nos EUA ainda se tem uma Direita (o que na Europa não existe, com poucas exceções: Irlanda, Romênia, Irlanda, Romênia), o que a torna alvo em potencial da esquerdice sangüinária, mas “democrática”, “social” e “cristã” da Europa.

    Há tempos, Willian Faulkner levou o Nobel por Paga de Soldado. Foi só um pouco de reconhecimento: aquela obra, á, aquela obra certamente merecia mais. E não só aquela. Ele escreveu tantos livros maravilhosos. E O Som e a Fúria, então? E me diga que não se tratam de obras provincianas?

    Ora, o que há de belo está no provinciano!

    “(…)grande diálogo internacional da Literatura” – entendi! O que você quer é um discurso mais internacional, mais “engajado”! Entendi. Se os americanos fizerem como vocês, poderão, então, receber o Nobel. Precisam, por exemplo, começar a mentir a respeito do aquecimento global. Precisam começar a escrever que certamente esse “desastre ambiental é oriundo de ações humanas, o que é comprovado por pesquisas altamente científicas; logo, sendo as indústrias as maiores poluidoras, responsáveis pela tragédia, devem ser combatidas. Ora, é uma verdadeira luta contra o capitalismo! Vamos lá, derrubar esses burgueses estúpidos. Pelo Comunismo, Já!” E por aí vai.

    Só digo isso: Americano não é tão estúpido assim. Eles mandam o Nobel pra…, mas não vendem a alma ao Diabo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s