Fome de saber

Do mundo quero conhecer o universo.
Não me atenho a um único momento
Tenho fome de conhecimento
Anseio pelo futuro,
Mas vivo um dia de cada vez no presente,
Pois estudo o passado.

Anéis de Saturno,
Gelo em Marte,
Monolito para hominídeos,
Relatividade tempo-espaço
Impérios, Sociedades, Civilizações
Cultura, música, cinema, teatro…

Livros… Ah, os livros…
Companheiros de todas as horas,
Desde a compreensão das primeiras letras.
Os números nunca foram lá muito meus amigos,
Mas eu sei que os três ângulos internos
De um triângulo somam 180º
E o quadrado dos catetos é conclusão em quadrada hipotenusa.

Agradeço, em ato genuflexo, a meus ancestrais pela forma
Como ando sobre as patas traseiras.
Tenho a mais importante ferramenta, o polegar opositor.
Falo uma das mais, senão, a mais melodiosa das línguas que a humanidade já inventou.
É a minha pátria a língua portuguesa; porém, Brasileira.

Quero aprender mais
Conhecer
Apreender
Saber
Enfim, pensar e ser.

Só sei que nada sei…

9 comentários sobre “Fome de saber

  1. Bela poesia… Fala sobre a trajetória de um ser em busca do conhecimento. Nestes dias escassos de reflexões, este texto me encheu de luz e esperança.

    Curtir

  2. Jorge, essa fome de conhecimento está muito explícita em seu trabalho aqui no blogue.
    Fico contente ao constatar que, além de tudo, você é um excelente poeta. Bjs e inté!

    Curtir

  3. Olá!
    Grande Jorge, li e gostei imensamente de sua poesia, assim como acho seu blog muito bom. Passei para deixar um abraço. Soube que vc continua no livro. Virei livreiro de rua e virtual, trabalho com livros usados, estou gostando muito, mesmo com as dificuldades de quem trabalha com este objeto que nos alimenta. Um grande abraço.

    Curtir

  4. Oi Jorge Alberto
    Lindo, lindo e muito lindo essa poesia.
    Saudades das nossas conversas acompanhada de um bom café.
    bjssss

    Curtir

  5. Caro Jorge,

    Gostei muito de sua poesia e gostaria de citar um dos seus versos, numa camisa, para Semana do Livro e da Biblioteca, porisso preciso de seu nome completo, para que possamos citar a autoria.
    Aguardo resposta urgente.
    Atenciosamente.

    Neuza/COMUT
    UEFS/Biblioteca Central

    Curtir

Deixe um comentário

