O Google Chrome é um navegador espião

Isso é o que informa o BSI (Instituto Alemão da Segurança da Informação), através do artigo Mousetrap technology (Armadilha tecnológica), que saiu no The Times de Londres que, de acordo com os sites Mashable e Google Blogoscoped, um canal alemão de notícias, o Tagesschau, indicou o uso comedido desse navegador por ser ainda um aplicativo experimental. Abaixo está a versão do informe do BSI:

bsi O Serviço Federal de Informações de Segurança alertou os usuários da internet sobre o novo navegador Chrome. O aplicativo da empresa Google não deve ser usado para navegar na Internet, disse um porta-voz do Berliner Zeitung. Por ter sido lançado numa versão inacabada, pode ser que os dados do usuário venham a ser capturados e utilizados por uma única empresa. Juntamente com seu motor de buscas e também o programa de e-mail, o gmail, o Google passa a abranger todas as áreas importantes da Internet.

Minha opinião

Então, como foi noticiado, há uma paranóia em relação ao que o Google realmente deseja, isto é, indexar todas as formas de comunicação através da Internet. Não sei se isso é possível. Provavelmente deve ser possível, mas o que os caras de lá da parte de cima do globo terrestre vão querer saber o que nós fazemos? A pergunta parece ingênua, não? Mas, imagine que alguém deseje lançar um novo produto no mercado. Basta consultar as bases de dados do Google e saber onde e como atuar para melhor vender seu produto. O mesmo pode se dar em relação a interesses políticos ou sei lá mais o quê.

Eu acho muito chatos esses informativos sobre teorias da conspiração e tudo mais que envolva interesses excusos de algum vilão que fica em seu castelo esfregando as mãos e dando gargalhadas sinistras como nos filmes B, ou ainda como aquele ratinho, o Cérebro, que sempre diz: “Hoje, Nova York. Amanhã, o mundo”.

Eu até baixei esse Chrome, mas achei uma porcaria. Não é por questão de velocidade que vai me fazer mudar. Se hoje eu posso dispor de inúmeros add-ons no Firefox e widgets também no Opera, por qual motivo eu usaria um navegador que ainda está em fase beta e só muda a cor de fundo da tela, o que foi noticiado por vários blogs como algo sensacional?

E como diz a letra de um antigo samba… Ladrão em casa de pobre, Zé, só leva susto.

Fontes [The Times, Mashable e Google Blogoscoped]

4 comentários sobre “O Google Chrome é um navegador espião

  1. A gente nunca sabe mesmo o que está por detrás de algumas notícias… Bjs e inté!
    PS: Tenho entrado pouco na net. Escapadinhas rápidas durante o trabalho. Minha filha tem atualizado o blog para mim. E, quando posso, respondo aos recados. Logo tudo volta ao normal. Espero…

    Curtir

  2. Bem,

    Por consideração ao sempre poderoso Firefox (the best…)hehehe.. nem baixei o tal do Chrome. Prefiro fica na observação..

    Abraço!

    Curtir

  3. Eu acredito em teoria da conspiração e tenho a visão sistêmica de que a Internet é uma poderosa ferramenta para colaborar com isto. Porém, gostaria de me pronunciar em relação à perfomance do Chrome (para mim rapidez de acesso é fundamental), para isto, fiz um pequeno teste comparativo entre os quatro browsers que tenho instalado em meu PC e achei o seguinte resultado:

    Chrome:
    – Uso de Memória RAM (MB): 17,9
    – Uso máximo de CPU (%): 30

    IE 6.0:
    – Uso de Memória RAM (MB): 48,9
    – Uso máximo de CPU (%): 44

    Mozilla Firefox:
    – Uso de Memória RAM (MB): 50,1
    – Uso máximo de CPU (%): 87

    Opera:
    – Uso de Memória RAM (MB): 65,7
    – Uso máximo de CPU (%): 98

    Como meu PC é um simples Celeron D de 2.66GHz, 1GB RAM e utiliza 600Kb de Banda Larga, resolvi adotar o Chrome como meu browser principal, por ser mais adequado ao meu hardware e até porque quero testá-lo. Como segunda opção fico com o Mozilla,face aos inúmeros recursos oferecidos por este.

    Curtir

Deixe um comentário

