Kamikazes não gritavam Banzai

Eles ouviam a Nona Sinfonia de Beethoven quando estavam a bordo de seus Mitsubishis Zero, transformados em bombas e túmulos ao mesmo tempo, lançando-se sobre embarcações aliadas no final da Segunda Grande Guerra. E que todos nós conhecemos como Ode à alegria (de Schiller), hoje, o hino da Europa unida.

Dia D – V (de vitória), a Quinta Sinfonia

A música de Beethoven esteve presente também na invasão da Normandia. Eu já sabia que durante a invasão da Normandia, o Dia D, a senha utilizada fora a letra V (de vitória) do código Morse. E, por ironia ou algo muito bem pensado, nada mais é que o início da 5ª. Sinfonia, também de Beethoven. Vejamos, portanto, que no código Morse, essa letra é representada por três pontos e um traço, sendo que os pontos são batidas secas e o traço é uma batida mais demorada. Confira:

v) …-

A importância dessa composição, a Nona Sinfonia, é tamanha que não apenas os referidos Kamikazes a ouviam, como também era utilizada em ocasiões que, para nós, soariam até estranhas como o fato Goebbels, o ministro nazista da Propaganda, tocá-la durante os aniversários do seu patrão, aquela caricata personagem que usava um bigodinho esquisito, a tocava como forma de agrada-lo.

Ainda são relatados outros usos dessa música por Ilona Schmiel, a diretora do Festival Beethovenfest de Bonn (Alemanha), numa entrevista ao Deutsch Welle, em que discorre sobre o tema “O poder da Música”. Ela também informa que a antiga Alemanha Oriental fez da Nona Sinfonia o seu hino, assim como a Rodésia (atual Zimbábue), um país inteiro que pertenceu a Cecil Rhodes, um colonizador inglês. Mao Tse Tung, também a utilizava para estimular os camponeses.

Hoje, ainda bem, essa música é um dos temas do congraçamento da humanidade, o que pode ser observado durante as Olimpíadas.

Anúncios

5 comentários sobre “Kamikazes não gritavam Banzai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s