Alho faz bem para a saúde

conde_alho_jadc01

Nem tanto para a saúde do conde hematófago que nasceu na Transilvânia. Agora, para os mortais, sim, faz.

A humanidade conhece as propriedades benéficas e gastronômicas desse bulbo odorífico há séculos. Sim, é horrível essa expressão, mas foi assim que o vetusto NY Times se referiu ao vegetal. Eu, particularmente adoro alho, ainda mais quando bem torradinho acompanhando um frango a passarinho.

O já conhecido PNAS (Proceedings National Academy of Sciences), acaba de anunciar que descobriram mais uma propriedade benéfica para o único vegetal que tem cabeça e dentes. Segundo o que lá está, o alho é um excelente fornecedor de sulfeto de hidrogênio, que em altas doses é venenoso; porém, em quantidades mínimas é fundamental para nós, humanos, pois atua como antioxidante e transmite sinais celulares para o relaxamento dos vasos sanguíneos, permitindo, assim, um bom fluxo sanguíneo. Bacana, né? 

A coisa foi tão simples, que eles até contam como fizeram: esmigalharam o alho, fizeram uma espécie de suco e dentro jogaram glóbulos vermelhos. Logo que mergulharam, as hemácias começaram a emitir sinais utilizando o sulfeto de hidrogênio. Logo, a coisa começou a fazer efeito. Concluíram, então, que uma dieta rica em alho – só não contaram com o bafo – pode ajudar a prevenir contra alguns tipos de câncer como, o dos seios e da próstata. Além disso, também acreditam que o alho, ou melhor, o sulfeto de hidrogênio possa prevenir ataques cardíacos, pois injetaram em ratinhos e os danados não tiveram nenhum tango lo mambo e caíram com as patinhas pra cima.

As pessoas conhecem as propriedades medicinais do alho há séculos. Até mesmo os gregos tinham no alho uma das bases de sua alimentação e os atletas ingeriam maior quantidade um pouco antes das Olimpíadas, disse o Dr. David W. Krauss, professor associado de ciência ambiental e biologia da Universidade do Alabama.

Os resultados dessa pesquisa foram baseados em um estudo no qual uma pessoa comeria dois dentes de alho por dia. Imagine, então, países como a Itália, Coréia e China, nos quais o consumo de alho é quase seis vezes maior, o nível de tranqüilidade em relação as doenças acima citadas.

cj4.garlic1-742608

O Dr. Krauss, também dá pitacos culinários ao informar que, coisa que todos nós já sabemos, visto nossa culinária ser chegada no alho, que a melhor maneira de manter um bom nível de ingestão é temperar a comida com alho durante a preparação, é claro e, fundamentalmente, o alho deve ser socado e deixado em descanso por cerca de 15 minutos antes de ir para a panela. Esse período é responsável pela reação enzimática que vai estimular os benéficos dos compostos do alho.

Como tudo neste mundo tem dois lados, a parte ruim do consumo elevado de alho é o bafo e a sua transpiração pode recender a alho. Digamos que não seja o ideal para quando você for a uma entrevista de emprego ou se encontrar com a (o) namorada (0).

Porém, como a humanidade é prática, tomar umas pílulas de alho resolve esses probleminhas.

Dica do escriba: Um macarrão ao alho e óleo e um tantinho de vinho, na hora do depois, é garantia de mais paixão e amor.

Fonte de inspiração para este artigo: [NY Times. Unlocking the Benefits of Garlic]

Anúncios

5 comentários sobre “Alho faz bem para a saúde

  1. Mininu!
    O alho é poderoso,
    pena o cherinho não mui agradavel que deixa, ruim pra dar beijinhus,,kkkkk
    mas é um remedio fabuloso.
    Parabéns pela postagem!
    Carinho de RO! Hoje sem beijinhos ta??,rssssssssssssss

    Curtir

  2. Tomo um dente de alho em cubinhos… dia sim dia não…Pode ocorrer algum problema? Tá certo? Ou tenho que fazer diferente?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s