Você empresta e devolve livros emprestados?

Segundo um ditado árabe, quem empresta um livro merece perder uma das mãos e quem devolve merece perder as duas. Portanto, um livro, ou melhor, seus livros não devem ser emprestados ou não devolva os que pediu emprestado. Você pode ficar maneta. Aí você se pergunta: “Como vou garantir que saibam que um livro é meu?”. Essa pergunta assolou todos os bibliófilos desde que inventamos o objeto livro, tanto em forma de papiro como no formato atual.

Surgiu, então, a idéia de usar uma marca, uma espécie de logotipo com as características determinadas pelo dono dos livros; e assim foi inventado o ex libris, que significa, em linhas gerais dos livros. Logo, a procedência ou propriedade de um livro estava devidamente garantida.

Visite um museu de ex libris e veja a belíssima coleção de imagens.

Uma boa explicação sobre o que é o Ex Libris

Uma bela coleção de imagens The World of Ex Libris

* A imagem que ilustra esse artigo é o Ex Libris criado por Eliseu Visconti para a Biblioteca Nacional.

3 comentários sobre “Você empresta e devolve livros emprestados?

  1. Se tem alguma coisa a ver com a minha descendência árabe… isto eu não sei! Meus amigos ficam irritados quando me pedem um livro, um cd ou um dvd. Tenho um caderninho onde anoto tudo. Eles dizem que eu estou ficando mais que velha… Mas eu não gosto de emprestar mesmo não. Bjs e inté!
    PS: 1. Amei a visita ao museu. 2. Mais ainda a possibilidade do acesso aos manuscritos do mar morto via internet. Não sou estudiosa do assunto, mas conheço alguém que vai gostar muito da notícia, se já não estiver sabendo dela. Bjs.

    Curtir

  2. Ju,

    Eu também sou chato para emprestar livro e não peço emprestado de forma alguma. O problema é que a gente vai esquecendo de pedir e também de devolver. 🙂

    Que bom você ter gostado das dicas.

    bjs

    Curtir

  3. Lindíssimo post, e segundo o ditado árabe e então deveria perder as duas mãos!
    Eu empresto livros, mas depende do livro, rs… e quando me emprestam eu sempre, sempre devolvo.
    Belíssimos sites que você indicou…
    Ex-libris são artes lindíssimas
    Adorei.
    Abraços,
    Ly

    Curtir

Deixe um comentário

