Músicas para namorar e três poemas

Hoje não é dia dos namorados, mas pode ser uma noite especial. Basta que você esteja com aquela pessoa especial. Sim, especial. As pessoas não nascem especiais. Somos nós quem a fazemos ser especiais, pois nos fazem bem e as amamos. Portanto, se você aceitar a minha humilde seleção musical para uma noite especial, depois basta usar a imaginação e se me permitir uma dica ou duas, ou três…

Você pode ouvir as músicas no Recanto das Palavras Galeria enquanto lê o artigo. Abrirá uma nova janela.

Recanto das Palavras Galeria

Clique para ouvir
Clique sobre a imagem para ouvir a seleção musical abaixo:
Mo Better Blues – Jacky Terrason
Night and Day – Ella Fitzgerald
‘Round Midnight – Wes Montgomery
J’Ai Deux Amours – Madeleine Peyroux
This Masquerade – George Benson
Third Degree – Eric Clapton
I’ve Got a Crush on You – Ella Fitzgerald
Moonlight Serenade – Glenn Miller
Baroque and Blue – Jean-Pierre Rampal & Claude Bolling
Days of Wine and Roses – Wes Montgomery
Sentimentale – Jean-Pierre Rampal & Claude Bolling
Something – Sarah Vaughan
Every Time We Say Goodbye – Simply Red

 

Se ela for morena, declame baixinho bem perto de seu (dela) ouvido A volta da mulher morena, do Vinícius de Moraes, que é uma ode à beleza das morenas.

A volta da mulher morena

Meus amigos, meus irmãos, cegai os olhos da mulher morena
Que os olhos da mulher morena estão me envolvendo
E estão me despertando de noite.
Meus amigos, meus irmãos, cortai os lábios da mulher morena
Eles são maduros e úmidos e inquietos
E sabem tirar a volúpia de todos os frios.
Meus amigos, meus irmãos, e vós que amais a poesia da minha alma
Cortai os peitos da mulher morena
Que os peitos da mulher morena sufocam o meu sono
E trazem cores tristes para os meus olhos.
Jovem camponesa que me namoras quando eu passo nas tardes
Traze-me para o contato casto de tuas vestes
Salva-me dos braços da mulher morena
Eles são lassos, ficam estendidos imóveis ao longo de mim
São como raízes recendendo resina fresca
São como dois silêncios que me paralisam.
Aventureira do Rio da Vida, compra o meu corpo da mulher morena
Livra-me do seu ventre como a campina matinal
Livra-me do seu dorso como a água escorrendo fria.
Branca avozinha dos caminhos, reza para ir embora a mulher morena
Reza para murcharem as pernas da mulher morena
Reza para a velhice roer dentro da mulher morena
Que a mulher morena está encurvando os meus ombros
E está trazendo tosse má para o meu peito.
Meus amigos, meus irmãos, e vós todos que guardais ainda meus últimos cantos
Dai morte cruel à mulher morena!

Termine com umas frases em espanhol, mas sem fazer cara de D. Juan de quinta categoria. Decore os versos de Ojos Negros, abaixo:

Ojos negros piel canela
Que me llegan a desesperar
Me importas tu
Y tu y tu
Y solamente tu
Y tu y tu
Me importas tu
Y tu y tu
Y nadie mas que tu

Se ela for loura, não conte piada de loura. Aí, meu camarada, nem na trave vai bater. Você levará um cartão vermelho sem antes ter levado um amarelo. Portanto, exalte a beleza da loura que está contigo. Abra aquela garrafa de vinho, deixa a luz do abajur em quase penumbra e decore as seguintes palavras de um outro poema do Vinícius:

Loura ou Morena

Se por acaso o amor me agarrar
Quero uma loira pra namorar
Corpo bem feito, magro e perfeito
E o azul do céu no olhar
Quero também que saiba dançar
Que seja clara como o luar
Se isso se der
Posso dizer que amo uma mulher
Mas se uma loura eu não encontrar
Uma morena é o tom
Uma pequena, linda morena
Meu Deus, que bom
Uma morena era o ideal
Mas a loirinha não era mau
Cabelo louro vale um tesouro
É um tipo fenomenal
Cabelos negros têm seu lugar
Pele morena convida a amar
Que vou fazer?
Ah, eu não sei como é que vai ser…
Olho as mulheres, que desespero
Que desespero de amor
É a loirinha, é a moreninha
Meu Deus, que horror!
Se da morena vou me lembrar
Logo na loura fico a pensar
Louras, morenas
Eu quero apenas a todas glorificar
Sou bem constante no amor leal
Louras, morenas, sois o ideal
Haja o que houver
Eu amo em todas somente a mulher

E agora, mande um trecho de um Neruda…

A Rainha

Existem mais altas que tu, mais altas.
Existem mais puras que tu, mais puras.
Existem mais belas que tu, mais belas.
Porém, eu te elegi rainha.

É garantia de marcar gol de placa.

3 comentários sobre “Músicas para namorar e três poemas

  1. Como sempre sua sensibilidade é gritante. Adorei ouvir estas músicas tão bem selecionadas.

    Curtir

Deixe um comentário

