Olha a Filosofia aí de novo, gente!

Pois é… Matérias que faziam a gente pensar sumiram como que por encanto dos currículos, em especial, a Filosofia. Onde já se viu, em plena época de arrocho político haver matérias que ensinariam o pessoal a pensar de forma crítica? O castelo de areia ruiria mais rápido, certo?

Agora, como se fosse um resgate ou uma busca pelo tempo perdido, a Filosofia voltará aos currículos escolares com tudo que tem direito e de mãos dadas com a Sociologia.

A Lei 11.684 que inclui essas disciplinas como obrigatórias no Ensino Médio.
Bacana, não?

A famigerada lei 5692/71 foi uma das piores coisas que podem ter acontecido à Educação brasileira. Os da minha geração sabem do que estou falando. Por exemplo, conseguirem criar um Frankenstein educacional chamado Estudos Sociais, no qual história e geografia eram ensinadas, se é que isto é possível, usando os mesmos conceitos. Além, é claro da criação de coisas abomináveis como a Educação Moral e Cívica, para não falar na famosa EPB (Estudos dos Problemas Brasileiros), que tinha militares de alta patente já reformados como professores nas Universidades.

6 comentários sobre “Olha a Filosofia aí de novo, gente!

  1. Você tem total razão, Jorge Alberto. Nos ciclos acadêmicos estes bichos de sete-cabeças, como EPB ou OSPB (Organização Social e Politica Brasileira), são motivos constantes de chacotas nas universidades. Neste período, substituiram o aprender com criticidade para enaltecer a imagem corrompida de nossos políticos, de modo que as pobres crianças aprendiam a gostar de um parlamentar sem entender os seus planos. O foco, definitivamente, era limpar a cara dos políticos da maneira mais agressiva possível: com manipulação de informações. Lamentável.

    Curtir

  2. Tomara que os órgãos responsáveis pela educação (secretarias municipais, estaduais, ministério, etc.) deêm conta de mais duas disciplinas na rede pública!
    Estas duas matérias tem o poder de abrir a mente, mostrar para as pessoas é e pode ser mais do que elas vivem atualmente. Algo valioso para jovens sem sonhos.

    Curtir

  3. Evandro e Leonardo,

    muito bacana saber que outras pessoas compartilham idéias parecidas .

    Sim, eu também espaero que façam bom uso dessas matérias e que os professores sejam e estejam aptos. Em minha opinião, só acho que deveriam fazer um trabalho não esquecendo o aspecto lúdico, que acredito também ser muito bom para criar interesse por parte dos alunos.

    Abraços.

    Curtir

  4. Jorge,
    Muitos dizem que a filosofia não tem serventia; não sou uma delas.

    Filosofia me faz pensar, me causa aquele incômodo/desconforto próprio de situações antes não vividas.

    Acho útil. Até mesmo o pensamento dos filósofos pré-socráticos (período cosmológico) se mostrou não ser totalmente errado.

    Grande abraço!
    🙂

    Curtir

  5. Fátima,

    Sua observação é correta (como sempre). Tudo aquilo que nos faz pensar leva ao engrandecimento do espírito (pensamento). Entretanto, tivemos que passar por um tempo em que pensar era algo proibido. Não lembro o nome do autor da frase e arrisco ser do Rousseau, que diz o seguinte: “Podem arrancar meus braços, quebrar minhas pernas e cortar minha língua. Jamais poderão aprisionar o meu pensamento”.

    Somos livres não apenas fisicamente, mas também temos o pensamento livre e ninguém deveria ser condenado por pensar.

    Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

