Dez Filmes de Ficção Científica Jamais Filmados

U1354668INP Desde que Georges Melies criou o primeiro filme de Ficção Científica que o cinema vem tentando antecipar o futuro através do sonho transformado em filme. Entretanto, de todos os filmes que já vimos e ainda veremos, o jornal The Times apresenta uma lista dos dez mais interessantes, entre outros, elaborada por David Hughes, a partir do seu livro The Greatest Sci-Fi Movies Never Made, que será lançado no dia 25 de julho.

Os motivos para que esses filmes não fossem produzidos são vários como, falta de dinheiro, idiossincrasias, desentendimentos ou mesmo desinteresse, que fez com que alguns roteiros se perdessem em alguma gaveta de produtor hollywoodiano. Vejamos a lista:

1 – Alien 3, de Vincent Ward

Algumas idéias estranhas do então jovem e visionário diretor Neozelandês como construir um planeta de madeira e as naves sobre modelos de barcos; além do fato dos produtores da franquia Alien resolveram dar mais atenção a um projeto de Vietnã espacial de James Cameron que, pelo visto também não foi visto por ninguém, fizeram desta tentativa de seqüência da gigantesca lagartixa espacial ir para algum buraco negro.

2 – Superman-vs-Batman

Abandonado um projeto de Tim Burton que traria Nicolas Cage no papel de Bruce (Batman) Wayne, a Warner Bros resolveu tocar o projeto da franquia Superman e brindou os cinéfilos com Superman Returns.

3 – Night Skies, de Steven Spielberg

Por contrato, Spielberg deveria fazer uma continuação do filme “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”. A sua primeira idéia foi contar a história de uma família de fazendeiros que seria atacada por aliens do mal. Só que durante as gravações de “Os Caçadores da Arca Perdida”, pensando sobre o alien do mal que acabaria fazendo amizade com o filho do fazendeiro, acabou por pegar esta idéia e a reorganizar, transformando a amizade do alien com o terráqueo E.T., O Extraterrestre, seu filme de maior sucesso.

A idéia de uma família atormentada por forças do mal não foi de todo abandonada. Transformou-se no filme Poltergeiste.

4 – John Carter on Mars

Edgar Rice Burroughs, autor de Tarzan, teve a idéia de fazer um veterano da Guerra Civil norte-americana ir até Marte através de uma espécie de viagem astral. O planeta vermelho era povoado por criaturas monstruosas. Em 1932, quase vinte anos depois do personagem ter surgido numa revista, Walt Disney cogitou transformar esta história em um filme de animação, que poderia ter sido o primeiro longa-metragem de animação da história do cinema. Disney preferiu produzir Branca de Neve e os Sete Anões.

Parece que a Pixar vai filmar a história de John Carter em 2012, em comemoração ao centenário de surgimento desta história.

5 – Star Trek: Planet of the Titans

A surpresa causada pelo sucesso da série Jornada nas Estrelas, mesmo após anos de seu cancelamento, levou a Paramount a pensar em filmar a história de uma raça de alienígenas que imaginavam ser os mitológicos titãs e, ao viajarem milhões de anos no tempo, acabaram por ensinar o segredo do fogo aos humanos. Toda tripulação da série original seria convocada para este encontro com os titãs. Como o diretor Philip Kaufman, o mesmo de “Os Invasores de Corpos”, que trataria do filme, achou que “não há futuro na ficção científica” e engavetaram o projeto. Pouco tempo depois, com o sucesso de Guerra nas Estrelas, novamente cogitaram filmar Star Trek e tivemos o primeiro filme desta série no cinema.

6 – Childhood´s End

Alguns anos após o sucesso de 2001, uma odisséia no espaço, de Stanley Kubrik, a Universal Pictures deu início ao projeto de filmar uma antiga história de ficção-científica escrita por Arthur C. Clark, escrita em 1954, na qual naves espacias imensas chegariam nas principais cidades da Terra (idéia aproveitada em The Independence Day) e anunciariam um salto evolucionário para a Humanidade. As crianças destas cidades seriam tomadas pelos alienígenas que teriam a forma de demônios, cuja caracterização seria semelhante a forma como o Diabo era retratado na Idade Média e, a partir daí as crianças cumpririam sua missão entre as estrelas.

Foram desenvolvidos vários scripts e story boards. Mesmo assim a história foi engavetada. Parece que ano que vem será retomada pela diretora Kimberly Pierce.

7 – The Stars My Destination

É o título de um dos mais importantes livros de ficção-científica de todos os tempos, escrito por Alfred Bester, sempre foi considerado como potencial para filmagens. Entretanto, apesar de ser considerado o “Conde de Monte Cristo” da ficção-científica, o que significa ser um clássico atemporal; além de ser visto como “o perfeito romance cyber punk” por quem entende do riscado, este livro jamais foi para as telas. Já houve cogitações de filmagem tendo Richard Gere no papel de Gulliver Foyle, o vingativo anti-herói, que é o principal personagem da história. Em 2006 anunciaram que o produtor Lorenzo di Bonaventura, o mesmo de “Transformers”, comprara os direitos de filmagem deste livro.

8 – Alejandro Jodorowsky’s Dune (Duna, de Alejandro Jodorowsky)

Muitas pessoas tem tentado filmar “Dune”, mas ninguém conseguiu faze-lo perfeitamente, afirmou o autor do livro homônimo, Frank Herbert. Até foi louvável a tentativa de 1984, de David Lynch, diga-se de passagem. Porém, a mais promissora tentativa foi anterior, ainda em meados dos anos 70, quando o diretor chileno Alejandro Jodorowsky contaria com a colaboração de HR Gigger (criador do monstro Alien) e o cartunista francês Moebius. Um time de primeira linha.

O que pegou foram algumas maluquices como oferecer o papel do Imperador Shadamm IV a Salvador Dali, com um salário de US$ 100 mil por hora. Logicamente os produtores não colocaram a mão nessa cumbuca.

9 – Ridley Scott’s I am Legend (Eu Sou a Lenda, de Ridley Scott)

Apesar dos US$ 500 milhões de bilheteria para a versão de um romance de ficção científica escrito em 1954 pelo roteirista Richard Matheson, e que tem Will Smith no papel principal, o diretor Ridley Scott e Arnold Schwarzenegger tocaram um projeto, em 2000, para filmar esta mesma história numa San Francisco à caça das horripilantes criaturas em que a população se transformou. A produção estava começando quando o prestígio nas bilheterias do ator(?) Arnold Schwarzenegger deu sinais de estar indo para o brejo. Por isso ele foi concorrer ao cargo de governador da Califórnia, palco de atuação de um outro canastrão, Ronald Reagan. Pelo que se pode perceber não é apenas preciso ser político para chegar à presidência dos EUA. Antes é preciso ser mau ator. No fundo, políticos e canastrões estão no mesmo patamar em termos de desempenho dramático. São pífios. Ridley Scott preferiu ir para Roma e dirigir “O Gladiador”.

10 – The Outer Limits

Após o sucesso de Species e Stargate, a MGM vem planejando o ressurgimento de The Outer Limits, uma série de sucesso da televisão norte-americana na década de 1960 e que teve uma retomado no final da década de 90.

A história trata de uma invasão alienígena que pretende dizimar a humanidade, pois os aliens perceberam que a melhor maneira de disseminar um vírus é infectando moedas, que trariam um vírus responsável por uma profunda sonolência, preparando, assim, a tomada do planeta.

Tudo depende da disponibilidade religiosa do ator Tom Cruise que, assim, estrelaria um terceiro filme de ficção científica.

Anúncios

Um comentário sobre “Dez Filmes de Ficção Científica Jamais Filmados

  1. Opa, Jorge. Sempre deixamos a fonte para que a pessoa entre onde tiramos o texto original. Sempre tivemos o cuidado de dar aos respectivos donos dos textos a devida atenção.

    Mas valeu pelo toquei e farei um update aqui agora.

    Abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s