Batman, uma enciclopédia essencial

Clique na seta para ouvir.

Foi lançada na Europa e Estados Unidos a The Essential Batman Encyclopedia, de Robert  Greenberger. Seria a Enciclopédia Essencial do Batman? Ou seria a Bat Enciclopédia Essencial do Batman?

A história deste personagem é contada, desde as suas origens mais remotas, neste livro que é fartamente ilustrado, inclusive com ilustrações do Jim Lee, tendo também as biografias de seus amigos como o mordomo Alfred e o Comissário Gordon; além é claro, as biografias de todos seus inimigos. Os famosos e os não tão famosos. Quem teria sido o Coringa antes de se tornar um vilão? Ou o que levou um cara a querer viver como um pingüim e ter bronca de um morcego? E o que falar da Mulher Gato? Fiu Fiiiu!

Vejamos, por exemplo, alguns personagens que foram interpretados na série de TV por atores e atrizes famosos. No cinema esta tradição também foi mantida.

Burgess Meredith, Pingüim
Cesar Romero, Coringa
Vincent Price, Cabeça de Ovo
Julie Newmar, Mulher Gato
Eartha Kitt, Mulher Gato
Otto Preminger (diretor de cinema), Senhor Frio
Eli Wallach, Senhor Frio
Victor Buono, Rei Tut

Sendo assim, a The Essential Batman Encyclopaedia, abrange tudo; mas como se sabe, são quase setenta anos de história e algumas omissões talvez sejam inevitáveis para as pouco mais de 500 páginas que contém as mais loucas idéias e imaginação dos criadores e roteiristas.

Acho que boa parte das pessoas que estão na minha faixa etária tiveram como um dos seus heróis o Batman. Lembro dele na televisão. Os quadrinhos eu só conheci depois, mas isto não impediu que este personagem fizesse parte da formação da minha geração e, como podemos perceber, vem fazendo parte da formação de várias gerações, pois está aí na praça há quase setenta anos. Não há quem não tenha algumas referências deste personagem como a Bat Caverna, o Bat Cinto de Utilidades, o carro e o seu emblema.

Lógico que as más línguas colocarão em dúvida a relação (êpa!) do Morcego com o Menino Prodígio. Se o livro trata disso eu não posso afirmar, mas que sempre pairaram dúvidas sobre o relacionamento (êpa!) entre o solteirão cheio da grana e um jovem que era seu pupilo, isso é inegável. Santa maledicência…

Ainda sobre a série da TV, acho que o Batman foi muito caricato e engraçado e assim como William (James T. Kirk) Shatner, o ator Adam West tentava esconder a barriga apertando o cinto, que no seu caso era o de utilidades, mas que não trazia qualquer um desses produtos emagrecedores que são vendidos pela televisão. E não dá pra não saber o que é onomatopéia. Foi o Batman quem nos ensinou. Está duvidando?


Batbase

Então, este personagem que tem 69 anos de criação, constituindo uma das mais longas séries de quadrinhos de Super-Heróis, é brindado com uma enciclopédia oficial que detalha toda a história do Cruzado Embuçado, como dizia o Comissário Gordon na série de televisão.

Anúncios

Um comentário sobre “Batman, uma enciclopédia essencial

  1. Recentemente sofremos a morte do autor da musica tema original de Batman.
    Foi um a perda inestimável.
    Batman vive. Batman é real.
    Ele ilustrou nossas infâncias (milhões delas).
    Muitos sonham em visitar Gothan City um dia.
    Longa vida ao Homen-morcego.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s