O Ciúme em 16 citações e uma canção do John Lennon

Nada é mais letal contra o ciúme do que uma gargalhada
Françoise Sagan

Ciúme é um sentimento que todos nós fingimos não ter quando gostamos de alguém ou alguma coisa, mas que fica aparente até mesmo num simples olhar. Há quem dê show, babe e até ameace se jogar da ponte por puro ciúme. Na verdade, o (a) ciumento (a) é antes de tudo um (a) inseguro (a). Mas, cá pra nós, um tanto de ciúme dá molho a qualquer relacionamento.

Nesta nova coletânea da Série Citações, encontraremos frases sarcásticas e de lamento. Outras de extremo ciúme e até desculpas por ser ciumento e até de reconhecimento por ser ciumento. Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu isto.

O que torna a dor do ciúme tão aguda é que a vaidade não pode ajudar-nos a suportá-la
Stendhal

Só o ciúme me faz saber se estou apaixonada
Marie La Fayette

As mulheres detestam um ciumento que não é amado, mas ficam furiosas se o homem que amam não for ciumento
Ninon Lenclos

Os ciúmes de um namorado são uma homenagem; os de um marido são um insulto
Carmen Sylva

O ciumento é um mártir que martiriza
Condessa Diane

Os desconfiados desafiam a traição
Voltaire

Todas as mulheres sabem que os ciumentos são os primeiros a perdoar
Dostoievski

Como ciumento sofro quatro vezes: por ser excluído, por ser agressivo, por ser doido e por ser vulgar
Roland Barthes

O ciúme é um monstro de olhos verdes que zomba do alimento que vive
Shakespeare

Mas eu me mordo de ciúme… ciúme!
Ultraje a Rigor

As mulheres bonitas não têm que ter ciúmes dos seus maridos. Estão demasiado ocupadas com os ciúmes que têm dos maridos de outras mulheres
Oscar Wilde

Eu sou apenas um cara ciumento (I’m just a jealous guy)
John Lennon

Aquele que não tem ciúmes, até mesmo das calcinhas da bem-amada, não está apaixonado
Cesare Pavese

O ciúme grosseiro é uma desconfiança do objeto amado; o ciúme delicado é uma desconfiança de si mesmo
Julie Lespinasse

O ciúme nasce sempre com o amor, mas nem sempre morre com ele
La Rochefoucauld

Fonte: [Citador]

6 comentários sobre “O Ciúme em 16 citações e uma canção do John Lennon

  1. jorge,

    embora eu não seja um adepto desse sentimento possessivo, nem tampouco tenho por ele minha alma assolada, isso não impede que eu aprecie e entenda aqueles que o carregam no dia-a-dia. como na música medo de amar:

    “vira essa folha do livro e
    se esqueça de mim…
    finja que o amor acabou e
    se esqueça de mim…

    voce não compreendeu
    que o ciúme é um mal de raiz
    e que ter medo de amar
    não faz ninguém feliz…

    agora vá sua vida,
    como outra qualquer,
    porém, não se surpreenda
    se uma outra mulher

    nascer de mim,
    como no deserto uma flor,
    e compreender que o ciúme
    é o perfume do amor…”

    (vinicius de moraes)

    Curtir

  2. O ciúme segundo Luis Vieira,um dos maiores poetas brasileiros “vivo,graças a Deus “:
    O ciúme é a dor desconfiada de saber que o que é nosso possa ser de outro tambem .Sem sofrer não se aprende a amar . Abraços

    Curtir

  3. Gil,

    Muito legal este poema que você enviou do Vinícius. Realmente, o ciúme até faz um certo sentido como citei no artigo. Porém, em demasia se torna doentio.

    Curtir

  4. Uma contribuição sobre ‘ciúmes’:

    “Como ciumento sofro quatro vezes: porque sou ciumento, porque me reprovo de sê-lo, porque temo que meu ciúme machuque o outro, porque me deixo dominar por uma banalidade: sofro por ser excluído, por ser agressivo, por ser louco e por ser comum”

    Roland Barthes
    In: Fragmentos de um discurso amoroso.

    Parabéns pelo blog!

    Curtir

Deixe um comentário

