Uma leitura internacional de Proust via Internet

Marcel Proust Uma grande idéia surgiu na França sobre a leitura de uma obra de um autor famoso que será feita por todas as pessoas do mundo, via Internet, que se cadastrarem para tal.

A cineasta francesa Veronyque Aubouy, que dispõe de cerca de 72 horas de vídeos já gravados sobre o livro “Em Busca do Tempo Perdido”, o clássico da literatura internacional, de Marcel Proust, teve a idéia de reunir 3500 internautas do mundo inteiro para fazerem a leitura de trechos deste livro que será apresentado via Internet no dia 27 de setembro de 2008, às 12h GMT. Ela pretende chegar a 170 horas de gravadas.

A idéia é muito simples: cada uma destas pessoas lerá em voz alta duas páginas do livro, em francês, e fará a gravação em webcam ou câmera digital. Será permitido adicionar som, imagens e demais recursos. Basta apenas dar asas à imaginação.

Do Brasil já há 4 pessoas inscritas e até agora, 271 pessoas já se cadastraram (até o momento em que este post foi escrito) Você pode se inscrever no site Le Baiser de la Matrice e também pode conferir já alguns trechos. A lista de paises vai de Andorra até Zimbábue, isto é quase uma ONU de leitores de Marcel Proust.

Bem que se poderia organizar algo neste sentido aqui no Brasil para lermos, por exemplo, poemas do Vinicius, Drummond, Machado de Assis e mais um montão de escritores brasileiros. Até poderíamos criar algo luso-brasileiro com Fernando Pessoa e Drummond, por exemplo.

Fonte [Le Monde, 22/06/2008]

Anúncios

2 comentários sobre “Uma leitura internacional de Proust via Internet

  1. Je suis passionée de l’oeuvre de Proust et par le fénomème de la mémoire affective. J’aimerais bien particier de ce projet

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s