Fernando Pessoa em 20 citações

Fernando Pessoa visto por Alamada Negreiros.

Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

[Hoje, dia 13 de junho, Fernando Pessoa completaria 120 anos de nascimento. Sua obra é universal e ao mesmo tempo provinciana. Universal por tratar de temas que todos nós compreendemos e provinciana por falar de sua própria alma. Os países de língua portuguesa o lêem no original é isto é uma dádiva. Ao final, você encontrará alguns links interessantes para se aprofundar na vida e na obra deste poeta.]

Come chocolates, pequena;Come chocolates! Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.

Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida – umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso

A consciência da inconsciência da vida é o mais antigo imposto à inteligência. Há inteligências inconscientes – brilhos do espírito, correntes do entendimento, mistérios e filosofias – que têm o mesmo automatismo que os reflexos corpóreos, que a gestão que o fígado e os rins fazem de suas secreções

A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar

De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos em que estamos despertos

Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens

Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo

Sinto-me nascido a cada momento / Para a eterna novidade do Mundo…

Alague o seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas

O esforço é grande e o homem é pequeno

Quem não vê bem uma palavra não pode ver bem uma alma

Navegar é preciso, viver não é preciso

O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia

Todas as cartas de amor são/Ridículas./Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas.

Valeu a pena? Tudo vale a pena/Se a alma não é pequena.

O poeta é um fingidor./Finge tão completamente/Que chega a fingir que é dor/A dor que deveras sente. 

Minha pátria é a língua portuguesa

Para ser grande, sê inteiro: nada/Teu exagera ou exclui./Sê todo em cada coisa. Põe quanto és/No mínimo que fazes.

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

Mais Fernando Pessoa

Fotobiografia de Fernando Pessoa (Youtube)

Uma entrevista mediante colagens é uma sensacional colagem de frases e pensamentos de Fernando Pessoa como se fosse entrevistado.

Jornal da Poesia – Fernando Pessoa (Obra completa)

Fernando Pessoa – Obra Poética

Vidas Lusófonas – Fernando Pessoa

Leia também os posts
Fernando Pessoa em Canção: Mensagem

Alguém aí conhece Fernando Pessoa?

8 comentários sobre “Fernando Pessoa em 20 citações

  1. Bom dia! Estava “navegando nesse grande mar online” e fui direcionado ao seu blog. Gostei do que li e vi aqui.

    Fernando Pessoa! – Fernando PessoaS!

    “Curto pakas”.

    Um abraço.

    Curtir

  2. Ola!!!!
    Mtoo lindo como ele consegue se expressar…
    MAs alguem sabe qual foi a frase dele q o Lázaro Ramos no filme Ó paí ó cita???

    Curtir

  3. estou procurando a mesmacoisa que a Gabriela!
    queria saber qual foi a frase q o lázaro ramos flou ! =/

    ninguém sabe ?

    Curtir

  4. eu acabei achando ! =D

    ele fla essa frase > “Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.”

    que tah no começo ae ! so q ele diz um pouco diferente !

    si quiser assistir essa parte eu achei no youtube>>>> http://www.youtube.com/watch?v=DyNrdQFiJWk

    Curtir

  5. Termino meu Tour de hoje… com “O amor é uma companhia”, uma das minhas preferidas.

    ‘O amor é uma companhia.
    Já não sei andar só pelos caminhos,
    Porque já não posso andar só.
    Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
    E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.
    Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
    E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.

    Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.
    Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela.
    Todo eu sou qualquer força que me abandona.
    Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio. ”

    Bjs
    Bom Domingo

    Curtir

Deixe um comentário

