A frase mais usada na Internet brasileira

Pesquisadores identificaram a frase mais usada na internet brasileira: “diz estudo”, diz estudo. É isso mesmo. A frase acima, a tal da “diz estudo” é aquela que sempre vem após a vírgula quando um site ou um portal de notícias não quer se comprometer ou não sabem se devem ou não comentar alguma informação científica. Coisa do tipo “Inventaram a roda quadrada” e tascam lá o salvo conduto do “diz estudo”.

Fico pensando se de cada dez notícias de divulgação científica que vemos nos citados veículos, nove venham com o emblemático “diz estudo” e o que isso pode acarretar para a evolução da ciência. Também há algumas variações como a frase “indica estudo”. Vejamos alguns exemplos retirados do site BBC Brasil, que serve de fonte para vários portais brasileiros de notícias :

Mulheres têm voz mais sexy durante ovulação, diz estudo.

Homens de voz grossa têm mais filhos, indica estudo.

Voz atraente indica vida sexual aventureira, diz estudo.

Visitar fazenda ‘alivia estresse’, diz estudo.

Este uso abusivo de certas frases pode ser um vício de linguagem e também um escudo como citado acima. Entretanto, o que acho mais interessante são os blogs e mais blogs por aí que copiam as notas sem ao menos se dar ao trabalho de ler o conteúdo da matéria e, quem sabe, fazer algum comentário, nem que seja um mínimo “achei interessante”.

Isto me faz lembrar de uma menina da faculdade que cismou que queria descobrir quem era o tal de a priori que sempre aparecia nos livros. Esta menina foi a mesma que certa vez veio puxar papo comigo no corredor. Vejam o diálogo:

– Tô lendo o livro do MaquiÁvel, mas não lembro o nome…

– Então só pode ser o PrincÍpe…

Não sei por que ela ficou chateada comigo…

Estas pessoas que afirmam terem sido seis as Marias responsáveis pelo sistema de Sesmarias, são as que passam em concursos; não sei como, mas passam e vão lecionar. Seus alunos, infelizmente, serão os mesmos que farão CTRL C / CTRL V em todas as notícias que acharem interessantes, diz estudo.

Anúncios

4 comentários sobre “A frase mais usada na Internet brasileira

  1. AMIGOS

    Venho em nome da minha irmã Elisabete Cunha que hoje ás 15 horas recebeu um tiro no ombro defendendo-se de um assalto no seu carro e encontra-se na UTI,meu intuito é uma corrente POSITIVA para que ela se recupere o mais rápido possível.

    obrigada!

    gloria cunha

    elisabetecunha1967@yahoo.com

    Curtir

  2. Oi Docinho!
    Você é mil,
    sempre fazendo colocações verdadeiras e reais, gosto de vir aqui assim fico sempre atualizada,rss
    Beijinhos e lindo sábado a vc meu Doce amigo!

    Curtir

  3. Jorge:

    Diz estudo que determinadas cabeças não foram feitas para pensar, mas somente para reproduzir.Começam reproduzindo o que decoraram em livros ( por isso passam nos concursos)e depois de receberem os primeiros salários adquirem um computador e lançam-se na internet. Aí passam a colar e ampliam ainda mais o alcance da reprodução sem reflexão.
    Liberdade de expressão, né? Ou de falta dela.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s